terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Olhos de Cão Azul

Género: Contos
Título original: Ojos de Perro Azul
Autor: Gabriel García Márquez
Sinopse: Escritos entre 1947 e 1955, os treze contos deste volume atestam o talento do colombiano.

Consagrado primeiro como romancista, García Márquez só lançaria este Olhos de Cão Azul em 1974.
Inclui um dos seus contos mais célebres Monólogo de Isabel vendo chover em Macondo. Este relato, hoje incluído em todas as antologias do conto latino-americano, foi a primeira pedra do gigantesco edifício que culminaria numa das obras literárias mais poderosas do nosso tempo, Cem Anos de Solidão. (in, Wook).

Os 13 contos que compõem este livro têm um tema em comum: a morte. Um rapaz condenado a viver preso a uma cama, as marcas deixadas numa mãe, depois da morte do filho, a vida e morte de dois gêmeos, a história de três cegos que, depois de terem os seus olhos arrancados pelos alcaravões, vivem presos num quarto e o anjo da morte que espera anos e anos pelo Nobo são apenas alguns exemplos dos personagens e suas histórias retratados nos contos.

Gabriel García Márquez tem a capacidade de contar as histórias mais improváveis e levar-nos a acreditar nelas. Quando ouvimos alguém relatar a sua morte, bem como os momentos que a sucedem ou ouvimos o diálogo entre duas pessoas que vivem um romance apenas nos sonhos, somos transportados para um mundo de fantasia onde até podem ser encontradas árvores que dão frutos como facas e tesouras.

"Amanhã hei-de reconhecer-te", disse eu. Hei-de reconhecer-te quando vir na rua uma mulher a escrever nas paredes: 'Olhos de cão azul'". E ela, com um sorriso triste, que era já um sorriso de entrega ao impossível, ao inatingível, disse: "A verdade é que não te lembrarás de nada durante o dia". E voltou a pôr as mãos sobre o candelabro, com a expressão ensombrada por uma névoa amarga: "És o único homem que, ao acordar, não se lembra de nada do que sonhou".

Gabriel García Márquez conta, de forma única e repleta de fantasia, um conjunto de grandes histórias em pequenos contos.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP