terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Up in the Air

Título Nacional: Nas Nuvens
Ano: 2009
País: EUA
Género: Comédia, Drama
Realização: Jason Reitman
Elenco principal: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick.

Sinopse: Ryan Bingham (George Clooney), um perito em downsizing corporativo, é protótipo máximo do moderno viajante. Ryan habituou-se a um estilo de vida livre por entre aeroportos, hotéis e carros de aluguer. Consegue levar tudo o que necessita no seu pequeno trolley; é membro VIP de todos os programas de fidelização que existem; e está prestes a atingir o seu objectivo de vida: 10 milhões de milhas, como cliente regular - e porém... Ryan não tem na vida a que se possa agarrar. Quando se apaixona por uma companheira de viagem (Vera Farmiga), o seu patrão (Jason Bateman), inspirado por uma ambiciosa jovem perita em eficiência (Anna Kendrick), ameaça limitá-lo ao escritório, longe das constantes viagens. Deparando-se com a perspectiva, simultaneamente aterradora e excitante de ter de deixar de voar, Ryan começa a vislumbrar o verdadeiro significado de ter um lar. (in Cinema PTGate)

Ryan Bingham: How much does your life weigh? Imagine for a second that you're carrying a backpack. I want you to pack it with all the stuff that you have in your life... you start with the little things. (...) Now I want you to fill it with people. (...) The slower we move the faster we die. Make no mistake, moving is living.
A vida de Ryan, um homem maduro que não acredita no casamento ou em qualquer tipo de compromisso, que vive afastado das irmãs e que passa a maior parte do ano a viajar de um lado para o outro, serve de ponto de partida para um filme que pretende falar sobre coisas/pessoas importantes na vida de cada um de nós.

O filme não é uma obra-prima. É simples e bastante acessível. Diálogos engraçados e momentos divertidos atenuam a carga dramática provocada pelos despedimentos e pelas histórias tristes de cada uma das pessoas que se vê sentada à frente de Ryan para aquele desfecho que nenhum trabalhador deseja. As interpretações, não tendo sido extraordinárias, serviram o propósito. No geral, Clooney, Farmiga e Kendrick estiveram bem.
Fartei-me de rir, não aquele rir pela piada fácil, mas o rir pela piada inteligente ou pela imprevisibilidade da cena.
Adorei o final.

O filme pretende deixar uma mensagem e cumpre os seus desígnios. Saí do cinema com o coração aquecido e com a certeza que a minha mochila tem "coisas" importantes e "coisas" que não me fazem parar de andar por pesarem demasiado.

A banda sonora é fantástica e há muito que não saía de um filme com vontade de ouvir as músicas logo de seguida. Enquanto escrevo, oiço nos phones, This Land is Your Land, by Sharon Jones & The Dap-Kings (música do genérico inicial).

All things considered, gostei mais que do Avatar, mas mesmo assim não sei se é Óscar material.

(8/10)

Operação Óscar 2010: 8 done, 14 to go.

2 Comentário(s):

The Star 11:33 da tarde, fevereiro 16, 2010  

Os 3 actores principais estarem nomeados para Oscar... é obra!!!
No ano do Shakespeare in Love, ninguém achava que fosse ganhar e depois foi o que se viu. Vamos a ver como se sai o Up in the Air.
Pode não ser um filme para Oscar, mas foi um dos filmes que mais prazer me deu ver nos últimos tempos, bem disposto, bem escrito e com um tema muito actual...

Mary 1:48 da manhã, fevereiro 17, 2010  

Star, concordo contigo, também foi um filme que deu-me imenso prazer ver. Foi original e conseguiu ter um final nada "hollywoodesco". Não estava mesmo nada à espera.
Adorei!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP