segunda-feira, 29 de outubro de 2007

o mundo caminha para um precipício

Notícia retirada aqui:
Nove franceses de uma organização não-governamental foram anteontem detidos no Leste do Chade por, alegadamente, tentarem "raptar" mais de 100 crianças para as levar para França, revelaram fontes diplomáticas francesas. "O que se passou, e o modo como se passou, é ao mesmo tempo ilegal e irresponsável, violando todas as regras internacionais", sublinhou a porta-voz do UNICEF Véronique Taveau.

As crianças, entre os 3 e os 8 anos, são originárias do Sudão e deveriam chegar ontem a Paris, onde várias famílias esperaram por elas no aeroporto e que terão pago entre 2800 e seis mil euros por cada uma. As autoridades chadianas falam de "tráfico de crianças" e tomaram conta delas, apoiadas pelo UNICEF, pela Cruz Vermelha Internacional e pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Os detidos são três jornalistas e seis dirigentes do grupo "Salvação das Crianças", disseram as mesmas fontes, acrescentando que esta organização terá laços estreitos com a organização humanitária francesa Arco de Zoe, que apela à evacuação de dez mil órfãos do Darfur e que - diz - procura famílias de acolhimento em todo o Mundo. O Governo francês alertara em Agosto contra a participação na adopção ou no transporte de crianças de Darfur, afirmando que organizações no terreno se opunham ao apelo da Arco de Zoe.

Pergunto: será que deixou de haver limite para os homens?

6 Comentário(s):

Unknown 5:32 da manhã, outubro 30, 2007  

é complicado ... no darfur está um genocídio... mtas das crianças são órfãs, será melhor p as crianças ficarem no seu país de origem e sofrerem ou serem acolhidas por familias estrangeiras e terem uma oportunidade p ter um futuro mais alegre?

Célia 10:16 da manhã, outubro 30, 2007  

Nem sei o que dizer. Quando penso no que as crianças passam em África, dá-me um arrepio na espinha. Mas também não acho certo que as levem de lá ilegalmente...

Cristina 10:22 da manhã, outubro 30, 2007  

Sinceramente, acho que está tudo louco. Por mais dificuldades que essas crianças estejam a passar, ninguém garante para que fins as famílias que pagaram por elas as queriam. Gostava de saber como é que uma organização não-governamental se envolve nestas coisas, bem como jornalistas. Estas pessoas deviam enfrentar alguma punição não só quem as arranja como quem as recebe. Duvido que uma pessoa que pague 2800 euros não saiba que está a receber 1 criança de forma ilícita.

Nunca passei por isso, mas imagino que a frustração de não conseguir ter filhos possa ser grande. Porém, as coisas não se fazem assim e agora não só não receberam um 'filho' como ainda devem ter ficado com o cadastro manchado.

Paulo 11:13 da manhã, outubro 30, 2007  

Eu acho que vai ter de ocorrer uma grande catástrofe a nível mundial para o Homem perceber que tem de recuar e começar tudo de novo.
Está tudo viciado e corrompido. Essa história não me surpreende, tal é a demência que reina no planeta.

Mary 2:12 da tarde, outubro 30, 2007  

Maria Lucinda, o problema é que, tratando-se de uma coisa ilegal, não há garantias que estas crianças vão ficar bem. Muitas poderão ser compradas por pedófilos ou outras pessoas que só as vão magoar. E depois há outra coisa, não se pode vender nem comprar um ser humano.

Canochinha, o problema é que já nem se pode confiar naqueles que dizem estar lá para ajudar.

Cristina, completamente de acordo com as tuas palavras.

Paulo, honestamente não sei se haverá retorno porque cada dia que passa perde-de mais um bocado de esperança na raça humana.

Miss Alcor 7:55 da tarde, outubro 30, 2007  

Que horror...
Como é possível ainda haver situações destas, e pessoas tão desesperadas ao ponto de caír nelas!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP