quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Book@Platina#5

Título: Três Semanas com o meu irmão, Nicholas Sparks e Mich Sparks.
Sinopse: na Primavera de 2002, uma pequena brochura perdida num monte de junk mail veio introduzir uma nota de desafio e de aventura na vida de Nicholas Sparks e do seu irmão, Micah. O convite era, no mínimo, irresistível -- uma viagem de três semanas à volta do globo que os levaria a conhecer as «Terras dos Adoradores do Céu» . Teria início no Hemisfério Sul e terminaria no Círculo Polar Árctico. Inspirados pela profunda amizade que os une, os dois irmãos concedem a si próprios um tempo de evasão e de descoberta que terá por cenário o exotismo e o mistério de alguns dos locais mais sagrados e míticos do mundo. Livro de memórias e relato de viagem, Três Semanas com o Meu Irmão é, antes de mais, uma peregrinação interior que celebra o amor, a coragem e a fé, e nos exulta a abraçar a vida com todas as suas incertezas.. (in, Wook).

Nicholas desafia o irmão mais velho a acompanhá-lo numa excursão e este aceita sem pensar duas vezes. À medida que a data da partida aproxima-se, Nicholas fica cada vez mais apreensivo quanto à ideia de partir e deixar a sua esposa e 5 filhos sozinhos, durante três semanas. Micah tenta animá-lo, enfatizando as vantagens que esta viagem trará aos dois. Chegado o dia, os dois irmãos partem para a sua grande aventura.

Com este livro, onde o personagem principal é o próprio Nicholas Sparks, o leitor é levado a conhecer a vida do homem, esposo, irmão, filho e pai que serve de corpo ao escritor famoso, cujos romances são conhecidos em quase toda a parte.

À medida que os dois irmãos avançam na sua viagem e, servindo-se deste ou daquele fio condutor, Sparks conta a sua vida, desde a infância até ao presente (altura em que escreve o livro). Relata as traquinices que fazia com o irmão, inaltece, vezes sem conta, a delicadeza e bondade da irmã, os problemas dos pais, o seu casamento, o nascimento dos seus filhos, o seu processo de escrita, as alegrias, tristezas, perdas, etc.
A viagem é ainda temperada com muitos diálogos entre os irmãos sobre assuntos como: Deus, fé, casamento, trabalho, amizades e perdas. Estas conversas levam-nos a perceber o tipo de relação que existe entre os dois irmãos.

Ao acompanhar o processo de criação dos seus primeiros romances, ficamos a saber o porquê de alguns dos temas retratados nos seus livros (por causa disso, o próximo romance dele que irei ler será o Um momento inesquecível). Conhecer o autor e perceber a sua escrita foram, sem dúvidas, a minha parte favorita do livro.

Para além da vida de Sparks, o livro ainda contém informações sobre cada ponto de paragem da excursão, dando ênfase às suas histórias, aos aspectos culturais, sociais, paisagísticos, aos pontos de interesse, às visitas obrigatórias, etc.

Para quem gosta do autor, este livro é mais que recomendado. Nada melhor que conhecer o autor para poder compreendê-lo melhor.

2 Comentário(s):

The Star 1:33 da tarde, dezembro 31, 2009  

Estava com imensa curiosidade para ler a tua apreciação deste livro.
Não sendo o romance típico do Nicholas Sparks, é sim uma biografia, é um dos livros que mais gostei de ler dele.
Depois de ter lido quase todos os seus livros, foi muito interessante saber a forma como foram idealizados e os factos que levaram à inspiração do autor em cada história. Além disso, foi muito bom conhecer o homem por detrás do autor. A nível pessoal fez-me ver que ele é um homem de uma sensibilidade enorme (nada que não se percebesse pela sua forma de escrita!), a nível familiar demonstrou-nos um pai, um marido, um filho, um irmão extremoso, etc, etc. E quando o ano passado estive com ele durante alguns minutos e consegui trocar umas palavras com ele, deu para perceber que é um homem muito bem disposto, sempre pronto que a risota, cheio de simpatia e um grande comunicador.
O gosto que tenho pela leitura dos seus livros já ultrapassou o simples facto de gostar da sua forma de escrita, gosto de o ler por tudo o que aqui descrevi sobre ele.
Ainda tenho uns quantos livros dele para ler, este ano tu adiantaste a tua leitura, mas eu atrasei-me imenso. Espero que o próximo ano seja mais feliz no que à leitura diz respeito.

Aproveito para te desejar um excelente 2010. Entra bem na nova década!
Beijinhos.

Mary 3:31 da manhã, janeiro 01, 2010  

Star, depois de ler este livro, dou graças a Deus de nunca ter lido nada sobre a vida pessoal do Sparks. É que foi muito mais emocionante assim.

Obrigada e que 2010 traga tudo de bom que 2009 não trouxe.
:-)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP