quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Book@Platina#4

Título: A Dádiva, Toni Morrison.
Sinopse: Da autoria da primeira mulher negra a ser distinguida com o Prémio Nobel da Literatura (1993), A Dádiva é um romance extraordinário que se passa na América do Norte de finais do século XVII. Profundas divisões sociais e religiosas, opressões e preconceitos exacerbados propiciam o cenário ideal para a implantação da escravatura e do ódio racial. Jacob Vaark é um comerciante anglo-holandês que apesar de se manter à parte do negócio dos escravos, que então dá os primeiros passos, acaba por aceitar uma menina negra, Florens, como pagamento de uma dívida de um fazendeiro de Maryland. Nesta parábola do nascimento traumático dos Estados Unidos, Morrison revela-nos o que se esconde sob a superfície de qualquer tipo de sujeição, incluindo a da paixão, e o quanto essa falta de liberdade é nociva para a alma. (in, Wook).


Ao cobrar uma dívida a um proprietário de uma quinta em Maryland, o comerciante Jacob Vaark, ainda que nunca antes se tenha envolvido no comércio de escravos, vê-se obrigado a aceitar uma menina negra de 8 anos, chamada Florens, como forma de pagamento. Aceitou trazer a menina como um conforto para a esposa que tinha sofrido algumas perdas.
Na pequena quinta que herdara, Jacob vivia com a esposa, Lina e Sorrow. Contavam ainda com as ajudas de Will e Scully.

O livro conta o percurso da pequena escrava Florens, que, depois de ter sido entregue pela mãe a Jocob, vê-se obrigada a viver com pessoas diferentes, num lugar diferente. Davam-se os primeiros passos para a implementação da escravatura e do consequente ódio racial: o preconceito e a divisão social e religiosa conheciam os seus primeiros dias. O livro também fala de paixão, amor, amizade, lealdade e companheirismo.

Toni Morrison escreve, ou pelo menos escreveu este livro, de forma sublime. Não é de fácil compreensão, mas, à medida que avançamos na narrativa, vai-se tornando cada vez mais fácil perceber os propósitos da autora. Descrições muito detalhadas dos lugares e situações e frases ou pensamentos marcantes são o forte deste livro.
Apesar de ter poucas páginas, é um livro grande em contéudo.
Não tenhas medo. O facto de eu contar não pode magoar-te, apesar do que fiz, e prometo manter-me silenciosamente no escuro — chorando, talvez, ou vendo ocasionalmente, uma vez mais, o sangue —, mas nunca mais estenderei os meus membros para me levantar e expor os dentes. Eu explico.
Talvez por ser africana, a escravatura é um tema que toca-me particularmente. Como ser humano, custa-me saber que, actualmente, em inúmeras sociedades, a cor da pele continua a ser um problema. Adorei o livro.

Escravatura. Sofrimento. Paixão. Amor. Dor. Amizade. Morte. Lealdade.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP