domingo, 15 de fevereiro de 2009

O que andava a fazer aos 12/13 anos

Esta notícia fez-me pensar como as crianças deixam de ser crianças cada vez mais cedo. O problema sempre existiu, mas agora acontece com maior frequência.

"Rapaz britânico de 13 anos é pai

"Pensei que seria bom ter um bebé", diz, orgulhoso, Alfie Patten, o pai da recém-nascida Maisie. O tímido rapaz britânico tem apenas 13 anos, mas aparenta ter menos idade. A mãe da criança, Chantelle Steadman, de 15 anos, deu à luz há quatro dias.

O caso, que é a manchete de hoje do "The Sun", não é o único com estas características no Reino Unido. Em 1998, outros adolescentes, Sean Stewart e Emma Webster, de 12 e 15 anos, respectivamente, foram pais, revela o tablóide britânico... " (ver o resto da notícia aqui.)


Aos 12/13 anos, estava deixar a casa dos meus avós paternos e a voltar para a dos pais, depois de 2 anos. Brincava com bonecas. Entrava no liceu. Via telenovelas/filmes apropriados. Ouvia música. Brincava com as minhas amigas (macaquinho de chinês, estátua, malha, etc.). Não tinha Internet. Usava a máquina de escrever do meu pai para transcrever livros e textos, just for fun. Arranjava namorados virtuais. Estudava. Ia à missa e à catequese. Levava a minha irmã mais nova ao jardim de infância. Não sabia de onde vinham os bebés. Enquanto criança, fui uma criança!

9 Comentário(s):

Cristina 11:22 da manhã, fevereiro 16, 2009  

Actualmente, já nada é assim. As crianças conseguem acompanhar-te e, diga-se, há algumas meninas adolescentes que, pelo seu atrevimento, me põem a um canto...

Não sabia, mas descobri, enquanto acompanhava o trabalho de uma colega sobre gravidez na adolescência, que o Reino Unido está no topo da lista destas gravidezes. Não consigo compreender como é que um país tão civilizado deixa que este problema se propague.

Andreia 7:01 da tarde, fevereiro 16, 2009  

Só achei chocante a noticia porque na fotografia o rapaz realmente parece muito mais novo, porque muitos miudos e miudas com 12, 13 anos já fizeram mais do que eu e que muito mais gente com 17 ou 18 anos. Vejo isso de perto porque estou numa escola de 3º ciclo e secundário, e acredita que sabem-se coisas verdadeiramente deprimentes, a maioria vindas de mais novinhos :/

Daniel Santos 7:01 da tarde, fevereiro 16, 2009  

São realmente mundos à parte.
Eu também tive uma infância dita "normal".
Não sei mesmo o que passa pela cabeça destes putos de agora.

The Star 9:06 da manhã, fevereiro 17, 2009  

Acho que a liberdade que é dada hoje às crianças contribui e muito para este tipo de situações. Acho muito bem que as eduquem desde muito cedo sem preconceitos e temas tabu, mas se lhes ensine também alguns limites.
Mas quando a educação da juventude de hoje em dia é feita por programas tipo Morangos com Açúcar, o que é que podíamos esperar?!?

Daniel Santos 11:56 da manhã, fevereiro 17, 2009  

Concordo contigo The Star. Programas como os "Morangos" estão a piorar em muito a maneira de ser dos jovens de hoje.

Mary 12:55 da tarde, fevereiro 17, 2009  

Se os referidos programas têm a sua cota parte na modelação das crianças, a educação em casa também caminha a passos largos para deixar de existir. Falta supervisão dos pais ou encarregados de educação que por esta ou aquela razão não têm tempo para os filhos.
Deixo a pergunta: que espécie de homens e mulheres estamos a criar?

Isabel 2:08 da tarde, fevereiro 17, 2009  

O mais gravde de tudo isto é que, agora, ele vai pedir um teste de paternidade. Vieram a público os piores rumores quanto à conduta sexual da parceira... Dá para acreditar numa novela de adultos em que as personagens são PUTOS??! Não. Bem sei, eu tenho uma filha. Que o meu telhado não seja de vidro...!

JPT 2:42 da tarde, fevereiro 17, 2009  

Incrível, sem dúvida. Assustador no mínimo, mas um sinal dos tempos. A inocência cada vez se perde mais cedo, ao abrigo de "morangagens" e de ausência total de valores. Enfim...

Paulo 3:58 da tarde, fevereiro 19, 2009  

Já tinha lido sobre isto. O que realmente mete impressão é toda esta exposição. O que faz (a necessidade de) o dinheiro!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP