domingo, 1 de fevereiro de 2009

Movie@sofá #20

(Breve introdução: mais um filme inserido no processo de visionamento dos filmes nomeados para a estatueta de ouro de 2009. Este está logo nomeado em 3 categorias principas: de melhor filme, de melhor actriz, para Kate Winslet com a sua interpretação de Hanna Schmitz, e de melhor realizador para Stephen Daldry. Que venha o leitor!)

Título: The Reader (em português, O Leitor)
Ano: 2008
Realizador: Stephen Daldry
Género: Drama, Romance
Elenco Principal: Ralph Fiennes, Kate Winslet, David Kross, Bruno Ganz, Lena Olin.
Sinopse: Na década de 50, Michael Berg, um adolescente de 15 anos, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher de 36 anos, bela, sensual e autoritária. Os seus encontros obedecem a um ritual: tomam banho, depois ele lê um qualquer clássico da literatura, ela ouve e, por fim, fazem amor. O romance é breve já que Hanna desaparece misteriosamente. Alguns anos mais tarde, Michael, estudante de Direito, acompanha julgamentos de crimes de guerra cometidos pelos nazis e, para sua surpresa, reencontra Hanna... no banco dos réus. (in Expresso).

Hanna Schmitz: It doesn't matter what I think. It doesn't matter what I feel. The dead are still dead.

Trailer
:


Pontos Mary: 7.8 em 10.

Considerações gerais: comparativamente aos outros dois filmes (Slumdog Millionary e The Curious Case of Benjamin Button), este fica um bocadinho atrás. No entanto, não deixa de ser um filme extraordinário.
Uma Kate com provas dadas, volta a surpreender num papel de uma mulher que carrega consigo um enorme segredo e que, num período menos conturbado da sua vida, conhece e apaixona-se por um rapaz de15 anos, Michael Berg.
Na segunda fase do filme, Michael Berg é interpretado por Ralph Fiennes um homem frio e disprovido de sentimentos que acabou por afastar as pessoas importantes da sua vida.
Baseado no livro do alemão Bernhard Schlink com o mesmo nome, este filme é simples nas palavras, bonito na fotografia, melodiosa na música e apaixonante no enredo.
Livros. Amor. Romance. Leituras. Paixão. Segredos. Partilhas. Guerra. Inocência.
A Mary recomenda o filme.

Palavra-chave: ler!

Operação Óscar 2009: 8 done and 10 to go!

6 Comentário(s):

The Star 12:27 da manhã, fevereiro 02, 2009  

Hum, mais um que não tinha qualquer referência. Fiquei com curiosidade.
Hoje vi o Vicky Cristina Barcelona do Woody Allen e não achando que seja o seu melhor filme, gostei bastante.
Estou a ver que a cerimónia dos óscares vai ser interessante. Tanto filme bom!!!

Mary 9:13 da manhã, fevereiro 02, 2009  

Star, eu também já vi Vicky Cristina Barcelona e também não desgostei.
Pois, a corrida vai ser renhida, mas espero que ganhe o Slumdog Millionary.
:-)

Isabel 10:22 da manhã, fevereiro 02, 2009  

No fim-de-semana, vi o "Revolutionary Road" e já não me lembrava de ter um sentimento de desilusão quando chega o fim do filme... Detesto quando isto me acontece. Esperemos que não se repita, muito menos quando vir o "The Reader"... a ver vamos!

Mary 10:37 da manhã, fevereiro 02, 2009  

Isabel, desilusão porquê? Não percebi!
Eu até gostei do filme.

Cristina 11:13 da manhã, fevereiro 02, 2009  

Não conhecia o conteúdo do filme, mas deixou-me bastante interessada. As aparências iludem, de facto. Parece que esta actriz começa a justificar o destaque que lhe tem sido dado.

Isabel 10:28 da tarde, fevereiro 02, 2009  

Pq sou esquisita!! :) ... a sério, achei q o enredo estava óptimo mas o final... deixou-me um sabor amargo na boca! ( e n estava a comer nada!)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP