sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Movie@sofá #21

(Breve introdução: quando sei de antemão que um determinado filme versa sobre factos verídicos, tenho tendência em visioná-lo de forma diferente. A sensação de saber que tudo aquilo foi vivido por alguém, faz com que a ficção inerente aos filmes, fique cada vez mais afastada da minha cabeça. Este drama em particular, é , infelizmente, vivida todos os dias por milhares de pais em todo o mundo - o desaparecimento de um filho.)

Título: The Changeling (em português, A Troca)
Ano: 2008
Realizador: Clint Eastwood
Género: Thriller, Drama
Elenco Principal: Angelina Jolie, John Malkovich, Gattlin Griffith, Michelle Martin.Sinopse: Christine Collin (Angelina Jolie) é uma mãe que reza fervorosamente para que o seu filho Walter (Gattlin Griffith) volte para casa. O menino foi sequestrado numa manhã de sábado, após ela ter saído para trabalhar. Com a ajuda do reverendo Briegleb (John Malkovich) e após meses de buscas intensas, finalmente, a polícia diz ter encontrado o menino. Mas algo está errado no seu coração, Christine (Angelina Jolie) insiste e desconfia que aquele menino não é o seu filho. (in, Cinema PTGate)

Trailer
:


Pontos Mary: 7.0 em 10.

Considerações gerais: antes de ver o filme, tinha lido algures que a Angelina Jolie não teve estofo para interpretar Christine Collin. Começo por dizer que não concordo. Não tendo achado que ela estivesse excepcionalmente maravilhosa, penso que soube levar o personagem a bom porto e isso valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de melhor actriz (mas, num duelo entre as duas, continuo a apostar na Kate).
O filme é cruel e comovente. Acompanhei o desenrolar dos factos sempre na expectativa de saber o que acontece a seguir, quando acaba e, principalmente, como acaba. Cristine vive a vida em sobressalto e Jolie conseguiu transmitir-nos isso.
Imagens de época, música ambiente e bons diálogos fazem o filme.
A Mary recomenda que, antes de trocarem este filme por outro qualquer, ponderem bem.

Palavra-chave: perda!

Operação Óscar 2009: 9 done and 9 to go! (vamos a meio do desafio).

4 Comentário(s):

The Star 6:22 da tarde, fevereiro 07, 2009  

Segui o teu concelho e já vi o filme. Estava indecisa sobre qual escolher, mas ainda bem que escolhi este com a tua ajuda.
A história é muito comovente, pois eu tal como tu, vejo o filme de forma diferente sempre que sei que é baseado em factos reais.
A Angelina está tão bem neste papel, pelo menos a nomeação para o Oscar é merecida. Pena ainda não ter visto mais nenhum dos papéis que concorrem na mesma categoria que a Angelina.

Acabei de constatar que ela está nomeada para a categoria de melhor actriz e o marido, Brad Pitt, para a categoria de melhor actor. Por mim, as estatuetas ficariam bem entregues à mesma família... :p

JPT 9:19 da manhã, fevereiro 08, 2009  

Oi. Eu vi o filme ontem com a minha mais-que-tudo e, para ser frnaco, parece-me que a Angelina passou um bocado ao lado do papel. Acho o filme bom, mas ela não aggarou a personagem, não conseguiu comover (e, neste caso, era uma coisa particularmente fácil, dada a história e o facto de se basear em factos verídicos). Acho que há melhores candidatas a Melhor Actriz.

bjos

Mary 9:16 da manhã, fevereiro 09, 2009  

Star, apesar do casal estar bem nos filmes, creio que não têm hipóteses nenhumas de ganhar.

JPT, eu apesar de não achado que ela tivesse maravilhado, penso que não esteve mal. Opinions!

Cristina 10:52 da manhã, fevereiro 09, 2009  

Tenho boas referências quanto a este filme e gostava de ver. O tema cativa-me sempre e, tal como tu, sinto alguma empatia com as histórias verídicas. Estou bastante curiosa quanto a actuação da Jolie, porque creio que nunca a vi num papel sério.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP