terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Se entrar num espaço fechado, por favor não fume!

E não me interessa de que lugar fechado se fala!

Acabo de ver o programa de debate, da RTP1, o Prós e Contras, conduzido pela Fátima Campos Ferreira. Vou apenas dizer que esteve lá uma professora universitária (não se esqueçam deste pormenor, será muito relevante mais à frente), que responde pelo nome de Fátima Bonifácio, que nas suas poucas intervenções foi capaz de proferir as seguintes barbaridades:

  • "não está provado que existem fumadores passivos e que o fumo de uns não prejudica os outros";
  • "não se devem levar crianças aos restaurantes porque só estão lá a atrapalhar os adultos";
  • "a minha mãe viveu toda a vida no meio de fumadores, tem 80 e tal anos e está de perfeita saúde";
  • "o que o Estado pretende com a nova lei do tabaco é apenas reduzir os enormes prejuízos no Sistema Nacional de Saúde derivados do acto de fumar e não para defender a saúde pública";
  • "o governo vai também perseguir as pessoas que comem tripas à moda do porto, que bebem muitos cafés ou têm outros hábitos alimentares pouco saudáveis?".
Eu bem disse para terem atenção que a senhora era professora universitária. Sou eu ou esta senhora tem alguns parafusos a menos?

4 Comentário(s):

Canochinha 9:58 da manhã, janeiro 22, 2008  

Mas que belas gargalhadas logo de manhã!!!
1 - Está provado cientificamente que o fumo em segunda mão faz três vezes pior do que o fumo inalado;
2 - Se esta senhora acha que as crianças atrapalham nos restaurantes ou noutro sítio qualquer, espero sinceramente que nunca tenha filhos;
3 - A mãe da senhora tem muita sorte;
4 - Talvez a senhora não saiba, mas por cada maço de tabaco comprado, o Estado ganha x - se as pessoas fumarem menos por causa desta nova lei (o que é bastante provável) o Estado vai perder dinheiro;
5 - As pessoas que comem tripas à moda do porto, que bebem café ou que comem porcarias ESTÃO A FAZER MAL A ELAS PRÓPRIAS. Quem fuma em sítios fechados está a fazer mal não só a si próprio mas também aos outros, que não pediram para levar com o fumo em cima.

Isabel 12:23 da tarde, janeiro 22, 2008  

Devo dizer que concordo com ""o que o Estado pretende com a nova lei do tabaco é apenas reduzir os enormes prejuízos no Sistema Nacional de Saúde derivados do acto de fumar e não para defender a saúde pública"; se o interesse é a Saúde Pública, nunca se estariam a ponderar excepções à lei! Mas... isto digo eu... fumadora assumida e defensora de que não se fume em espaços fechados!

Cristina 12:39 da tarde, janeiro 22, 2008  

Às vezes, pergunto-me onde é que estas pessoas vivem para dizer estas barbaridades... Tudo o que ela disse é completamente estúpido. O mais impressionante é que, mesmo sendo crominha, não tem conhecimento de estudos científicos que provam que os fumadores passivos fumam mais que os activos.
Não sou contra a que sejam contra a nova lei do tabaco. Agora, também é preciso defender as coisas com tino, senão perde-se toda a credibilidade.
Desde quando é que o excesso de cafés, prejudica outro senão aquele que os bebe? Ela tem noção de que esta lei não é para proteger os fumadores, não tem? Se calhar, não... e aí é que começa o mal dela!

telma 2:08 da tarde, janeiro 22, 2008  

LOOL. é mesmo caso para dier, 'se estivesse calada teria sido bem melhor!'

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP