Bastante doce!
Há muito tempo que queria ler o livro, mas se soubesse o que sei hoje, nunca teria visto o filme sem antes ler o livro.
Chocolate
A aldeia de Lansquenet-sur-Tannes tem duas novas moradores: Vianne Rocher, jovem mãe solteira, e a sua filha Anouk. Ambas correram mundo e querem agora estabelecer-se, pelo que Vianne pensa montar um negócio. Um negócio aromático e guloso mas, naquelas paragens, pouco comum: uma chocolataria com o nome de "La Céleste Praline". Para a aldeia, "La Céleste Praline" e a sua encantadora proprietária são um sopro de ar fresco frente à tirania de Francis Reynaud, um jovem padre de uma austeridade a raiar o fanatismo, que não oculta o seu desagrado por um comércio demasiado sofisticado e "tentador", e que vê em Vianne um desafio à sua autoridade. Frente a ele, a jovem Vianne só pode apelar à alegria de viver das gentes de Lansquenet... Chocolate é um repertório de sabores, descritos de uma maneira tão viva que quase se sentem; é também uma galeria de personagens ternos e cruéis, amáveis e odiosos, sempre intensos e credíveis. Mas é sobretudo um romance tão ameno, tão rico e variado, que deixará nos seus leitores uma impressão imorredoira.
Amores, sabores e odores. Por instantes, vi-me em Lansquenet-sur-Tannes, sentada numa mesa no "La Céleste Praline", ao lado da Armande e a deliciar-me com um chocolate quente e um pedaço de bolo de chocolate. Os livros têm a magia de nos transportar para lugares inimagináveis...
Próxima leitura: Desgraça, do Prémio Nobel da Literatura de 2003, J. M. Coetzee.
4 Comentário(s):
É um dos meus livros preferidos. Quase conseguimos sentir o gosto do chocolate!! Sem dúvida, o melhor que já li da Joanne Harris (já agora, saiu recentemente a continuação deste - chama-se "Sapatos de Rebuçado").
Quanto ao filme, apesar de ser muito bom também (Johnny Depp, Johnny Depp) não exclui a leitura deste livro fantástico ;)
PS: Nunca li Coetzee, depois diz o que achaste :)
Não li o livro, mas é um dos que quero muito ler. O filme é fantástico, interpretações deliciosas, assim como todo o chocolate que ali é mostrado. O Johnny Depp como sempre inigualável...
O livro está na minha lista de espera, sem dúvida. Espero que o facto de já ter visto o filme não estrague o encanto da leitura. ;)
Canochinha, fiquei a saber ontem sobre o livro de continuação da história e vou querer muito lê-lo. Também adorei o filme, mas pessoalmente acho melhor lermos o livro e depois vermos o filme.
Star, eu também adoro o Johnny Depp, mas não consegui imaginá-lo como Roux no livro.O filme não estraga o livro, mas, sabes como é, acaba sempre por influenciar qualquer coisita...
Nunca li o Chocolate, mas está na lista dos livros a ler. Infelizmente, também já vi o filme e espero que com isso o livro não perca metade da sua graça.
A minha irmão está sempre a aconselhar-mo e agora até comprou o Sapatos de Rebuçado.
Enviar um comentário