quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alva

Género: Romance
Título original: Alva
Autor: Miguel Urbano Rodrigues
Sinopse: este romance do jornalista Miguel Urbano Rodrigues tem agora uma razão acrescida para ser lido. É, podemos dizê-lo, um romance de amor, mas o seu cenário atravessa um dos locais mais em voga, embora por más razões, nos dias que correm, o Afeganistão. Mas também a Índia, o Perú, ou o México. Romance de um homem que conhece bem os quatro cantos do mundo, a leitura de "Alva" torna-se fascinante pela sua simplicidade e clareza, pela intemporalidade de um amor e da procura de um sentido para a vida. (in, Wook).

Alva é uma historiadora peruana que vive no Hotel Kabul e estuda a cultura dos Kuchanos, povo ariano que viveu e desapareceu no Afeganistão. Pedro, também historiador, é um brasileiro que está no Afeganistão à procura de informações para o livro que está a escrever.
Alva e Pedro encontram-se em Kabul e começam uma amizade cultivada através de longas horas de conversas. A determinada altura, os dois seguem caminhos distintos, mas mantém a amizade através da troca de correspondência. As missivas transportam amor, amizade, mas sobretudo histórias do Afeganistão, da Ásia e da América Latina.

Miguel Urbano Rodrigues serve-se do romance entre Alva e Pedro para levar-nos numa descoberta a vários países, de que são exemplo, Afeganistão, México, Perú, China, Índia, Rússia, etc. É um passeio pelas ruínas das muralhas de Bala Hissar, pelo rio Oxus, pela história política de países como Venezuela ou Rússia, pelos ideais de grandes chefes antigos, pelas obras de pintores famosos, por músicos de renome, pelo comunismo, pela arte, etc.

Durante a leitura e à medida que avançava, não pude deixar de lembrar-me dos livros do José Rodrigues dos Santos, mas em muito, muito melhor. O autor cria um romance para contar uma história ou passar uma mensagem. Os protagonistas são o elo de ligação entre nós a história, a geografia e a política mundial.

Amor. Amizade. Sensualidade. Erotismo. Sofrimento. Dualidades. Viagens. História. Comunismo. Passeios. Mas sobretudo muita, muita informação.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP