terça-feira, 9 de outubro de 2012

Contas de somar e subtraír

Não sei grande coisa sobre economia, mas sei fazer as operações básicas da Matemática e ainda não percebi como fazer as contas de 2013 baterem certas. Senão vejamos:
1) o meu salário actual é X, desconto Y e fico com Z para pagar as minhas contas fixas, alimentar-me, vestir-me, manter-me limpa e cheirosa, fazer revisões periódicas no médico, etc. e poder poupar algum P, variáveis essas representadas nas seguintes equações:
disponível (Z) = ganho (X) - desconto (Y)
poupança (P) = disponível (Z) - gastos (G) 

Se resolvermos a equação em ordem a (P), que é o que determina que não estamos a trabalhar apenas para pagar contas e sobreviver, teremos o seguinte resultado:
poupança (P) = ganho (X) - desconto (Y) - gastos (G)

2) em 2013, o Y será alterado e a equação sofrerá os devidos ajustamentos:
P = X - (Y + 0.04*X + Valor ainda a saber) - G 

3) do P anual, que a simples equação acima prova que irá ser muito menor, há ainda que retirar outros aumentos que o ano seguinte irá trazer: até à data deste post, já fui informada que o meu IMI vai passar a ser cerca de 4,5 vezes mais.

Com tantos cortes e aumentos, a sorte será conseguirmos ter um (P) positivo. Por isso, não consigo compreender quando oiço dizer que em Abril de 2013 as coisas começarão a melhorar.
É impressão minha ou é nesta altura que teremos menos para gastar e, consequentemente, menos criação/manutenção de empregos?

1 Comentário(s):

A Bomboca Mais Gostosa 11:29 da tarde, outubro 09, 2012  

Estás totalmente correcta... infelizmente :)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP