quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Amor nos Tempos de Cólera

Título original: El amor en los tiempos del cólera
Género: Romance
Autor: Gabriel Garcí­a Márquez
Ano: 1985

Sinopse: Ao longo de quatrocentas páginas vertiginosas, compostas numa espécie de pauta estilística e musical, onde se fundem o fulgor imagístico, o difícil triunfo do amor, as aventuras e desventuras da própria felicidade humana, O Amor nos Tempos de Cólera é um romance que leva o leitor numa aventura encantatória, de uma escrita que não tem imitadores à altura. (in Wook)

Assim que Florentino Ariza colocou os olhos em Fermina Daza, ainda uma adolescente a frequentar o Colégio da Apresentação da Santíssima Virgem e a fazer o percurso casa/escola e escola/casa sempre na companhia da tia, o seu mundo virou às avessas. Tímido por natureza e inferior por classe social e riqueza, Ariza resolveu, ainda assim, mergulhar de cabeça e declarar o seu amor à menina Daza.
O tempo passava sem compromisso assumido, mas Ariza e Daza não paravam de trocar, em absoluto segredo, extensas cartas de amor que transportavam os mais sinceros e inocentes sentimentos.
Quando o pai descobre as transgressões de Fermina faz de um tudo para terminar uma história de amor que não chegou a ver a luz do dia. Conseguirá Lorenzo Daza separar Fermina e Florentino?

Com o decorrer dos anos ambos chegaram, por caminhos diferentes, à conclusão sábia de que não era possível viverem juntos de outra maneira, nem amarem-se de outra maneira: nada neste mundo era mais difícil do que o amor. 
(extracto retirado da pág. 239)

Florentino Ariza, Fermina Daza e Dr. Juvenal Urbino são os três vértices de um triângulo amoroso sobre uma história que tem na sua essência um amor eterno, paciente, corajoso, genuíno, intemporal, sofrido, esperançoso e, mais importante que tudo, sem vencedores e vencidos.

Amor em Tempo de Cólera é uma ode ao romance, respeito, felicidade, velhice e perseverança. Com a sua escrita única e envolvente, o autor não caiu no cliché de separar Fermina e Florentino e obrigar a primeira a passar por um casamento miserável e sofrido, antes pelo contrário. Dr. Juvenal Urbino esteve à altura e, enquanto esteve vivo, foi o amor de Fermina.

51 anos, nove meses e quatro dias foi o tempo exacto que Florentino Ariza esperou para poder ter direito a uma segunda chance com o amor da sua vida, tempo que aproveitou para trabalhar muito e assim poder ser merecedor do amor de Fermina. Agora, mais próximos na escala social e ambos com idade já avançada, os dois "jovens" partem em busca da felicidade adiada.

Gabriel Garcí­a Márquez escreve assim uma obra que serve de reflexão sobre o amor e a velhice, levando o leitor a concluír que o amor não tem idade, que nunca é tarde para tentar e que uma pessoa só está realmente morta para o amor, quando estiver fisicamente morta.
(5/5)

1 Comentário(s):

Tiago M. Franco 1:14 da tarde, outubro 18, 2012  

Gosto muito de Gabriel Garcia Marquez. Cem Anos de Solidão é um livro épico. Nunca li este Amor em Tempos de Cólera, mas certamente que o irei fazer...

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP