quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os Dois Irmãos

Género: Romance
Título original: Os Dois Irmãos
Autor: Germano Almeida

Sinopse: «A história que serve de suporte a esta estória aconteceu lá pelos anos de 1976, algures na ilha de Santiago. Como agente do Ministério Público fui responsável pela acusação de "André" pelo crime de fraticídio. Só muitos anos depois percebi que "André" nunca mais me tinha deixado em paz. Devo-lhe por isso este livro no qual a realidade se confunde com a ficção.»
E destas palavras do próprio autor surgiu um belíssimo texto sobre a lei, as convenções sociais, a tradição e os sentimentos pessoais mais íntimos. (in, Wook).


Com apenas 19 anos e recém-casado, André abandona o seu país natal para aventurar-se numa nova vida em Lisboa. Aluga um quarto com amigos, arranja um emprego e, apesar da adaptação ter sido complicada, fácilmente habitua-se ao frio e às vivências locais.
Uma missiva do pai, a dar-lhe conta da traição da mulher com o próprio irmão, levaria André a deixar para trás uma Lisboa que começava a gostar e enfrentar uma aldeia à espera de ver-lhe lavar a sua honra e a da família com sangue.
Com um sentimento de desencantada vergonha o povoado verificava que, numa promiscuidade aviltante, André continuava tranquilamente a conviver com a própria desonra e a da sua família, quando o que dele se esperava era que soubesse enfrentar com dignidade de macho o irrecusável desfecho que todos sabiam inevitável.

Em Dois Irmãos, Germano Almeida retrata as pessoas e vivências de uma sociedade tradicionalista e assente sobre fortes valores morais, de que são exemplos, a honra das famílias ou o respeito aos mais velhos.
André, após ter vivido alguns anos na Europa, já não partilha os costumes e valores da aldeia, mas, para a aldeia, esta mudança não faz sentido e o jovem emigrante acaba sendo renegado e desprezado por todos.

O livro começa e acaba com o julgamento de André. Como testemunha, familiar ou meros espectadores, desfilam pelo tribunal os pontos de vista de cada um dos intervinientes na história.
Sendo um livro sobre julgamento e narrado por um advogado, está repleto de expressões de direito penal e, muitas vezes, torna-se cansativo e de difícil compreensão para desconhecedores da área.
Apesar de escrito em português, o livro contém muitas expressões caboverdeanas que não serão fácilmente ententidas por todos os leitores.

Apesar de já ter visto a adaptação para cinema de um dos mais conhecidos livros do autor (O Testamento do Sr. Napumoceno), este é o primeiro livro do Germano que leio (shame on me).
Aconselho-o, mas com cautela.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP