quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Mundo Invisível

Género: Romance
Título original: The World Unseen
Autor: Shamim Sarif

Sinopse: África do Sul. 1950. As primeiras leis raciais do Apartheid começam a ser implementadas. Amina é uma jovem de espírito livre que desafiou as convenções da comunidade indiana em que cresceu e decidiu trabalhar por conta própria. É dona de um café, um sítio cheio de boa disposição, música, comida caseira… e mistura de raças. O seu sócio é negro, a sua empregada é mestiça, a clientela é de todas as cores e feitios - e Amina tem muitas vezes de subornar a polícia para conseguir manter o café aberto.
Miriam é uma jovem indiana mãe de família, tradicional e subserviente. O seu casamento foi combinado pela família e ela faz todos os possíveis para manter um bom ambiente em sua casa - apesar dos acessos de raiva do marido.
Quando estas duas mulheres se conhecem, o encontro entre os seus dois mundos vai transformar as suas vidas… (in, Wook).

Amina é o protótipo de rapariga do século XXI: livre, independente, trabalhadora e dona do seu próprio nariz. Miriam é uma esposa de época, como mandam os bons costumes. Tem 3 filhos e, para além de cuidar da casa, ajuda na loja que mantém com o marido.
Um sorriso depois de 10 dias. Uma amizade. Uma necessidade de estarem juntas. Um amor possível?

É uma África do Sul racista e a viver os primeiros anos do Apartheid, que Sarif escolhe como cenário para um romance controverso e fora dos ditos padrões normais. Através do par Amina e Miriam e um conjunto de personagens que gravitam à volta das primeiras, a autora conta uma estória sobre amor, racismo, homossexualidade, costumes e tradições, preconceitos, amizade, traição, diferenças culturais, etc.


Adorei esta leitura, não tanto pelo enredo (que é muito bom), mas mais pela componente informativa do livro, de que são exemplos, o Apartheid e algumas leis da altura. Outro ponto positivo do livro foi o desfecho, onde a autora deixa tudo em aberto (mal comparado, se fosse um filme, uma sequela era quase certa).

Acabada que está a leitura, já posso ver a adaptação para cinema, com Shamim Sarif no papel de escritora e realizadora.
Fiquei com bastante curiosidade de ler outro livro da autora e aconselho o livro a todos!

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP