terça-feira, 23 de outubro de 2012

As Cinquenta Sombras de Grey

Título original: Fifty Shades of Grey
Género: Romance Erótico
Autor: E. L. James
Ano: 2011

Sinopse: As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.
Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado. (in Wook)

Christian Grey Anastasia Steele são de mundos completamente diferentes e o primeiro encontro dos dois acaba por acontecer por acaso, quando a melhor amiga de Steele pede-lhe para substituir-lhe numa entrevista marcada com o empresário. Ele é CEO de uma empresa muito bem sucedida; ela encontra-se a terminar um curso de literatura. Ele é muito rico e não olha a dinheiro gasto; ela procura o primeiro emprego, enquanto vive com a ajuda dos país. Ele é controlador e poderoso; ela é tímida e doce. Ele é praticante de sadomasoquismo; ela é virgem.
Como fazer com que esta relação resulte?

Olhei para ele no elevador. Deduzira que ele queria que eu dormisse com ele, mas depois lembrei-me que ele não dormia com ninguém, embora tivesse dormido comigo algumas vezes. Franzi o sobrolho e o seu olhar tornou-se repentinamente sombrio. Ele esticou uma mão e agarrou-me no queixo, libertando-me o lábio dos dentes. 
(extracto retirado da pág. 379)

Não deve haver uma alma viva que não tenha ouvido falar sobre este livro. As opiniões situam-se, normalmente, em extremos opostos: os primeiros acham que é uma excelente leitura, que fez com que algumas mulheres sentissem mais sexys e até houve quem tivesse dito que poderia melhorar a vida sexual dos leitores; no outro extremo, estão os que acham o livro uma porcaria.
Como eu gosto de ver, no caso de ler, para crer, resolvi arriscar: estou completamente de acordo com o segundo grupo.

É do conhecimento geral que o sexo vende. No entanto, quando um autor se propõe a escrever um livro com sexo ou sobre sexo (ainda não sei qual foi a ideia da autora), devia fazer um exercício mais complexo que apenas detalhar o acto sexual de duas pessoas que fornicam todas as vezes que se encostam uma na outra.
Na minha opinião, o enredo é de uma falta de credibilidade impressionante e os personagens são fracos e não convencem em nada que fazem ou deixam fazer. Os emails trocados entre os protagonistas são a melhor parte do livro. Através das pouccas linhas trocadas, os protagonistas ganham vida, parecem mais reais e realçam a personalidade de Anastacia.

Como se um volume já não fosse suficiente, E. L. James ainda achou que tinha material para escrever mais dois volumes. A minha pergunta é: mas o que é que a mulher foi arranjar para encher mais chouriços? Eu fico-me por aqui que ler um já foi suficiente e nem quero saber o que vai acontecer mais a Grey e Steele.

Enquanto discutia com a minha cunhada sobre a quantidade de pessoas que gostaram do livro, cheguei à conclusão que, o mais certo é que quem gostou desta leitura lê pouco, não lê ou não vai ler mais nenhum livro este ano.
Uma coisa é comprar o livro por causa das influências externas, como foi o meu caso, e outra coisa é gostar do livro.
(1/5)

2 Comentário(s):

Kris 7:42 da tarde, outubro 24, 2012  

eu como comprei os três livros juntos (na amazon a 3 libras e tal cada um, acabei por ler os três) tenho a dizer que piora bastante, porque decide começar a meter mistério e policial pelo meio, mas sem mistério nenhum, coisas que eram resolvidas na página seguinte, muito muito mau...

Mary 11:02 da tarde, outubro 24, 2012  

Kris, nem consigo imaginar como pode piorar, mas se dizes, acredito em ti porque não tenciono ler para crer :p

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP