terça-feira, 23 de março de 2010

A Rapariga Que Roubava Livros

Género: Ficção
Título original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak

Sinopse: Quando a morte nos conta uma história temos todo o interesse em escutá-la. Assumindo o papel de narrador em A Rapariga Que Roubava Livros, vamos ao seu encontro na Alemanha, por ocasião da segunda guerra mundial, onde ela tem uma função muito activa na recolha de almas vítimas do conflito. E é por esta altura que se cruza pela segunda vez com Liesel, uma menina de nove anos de idade, entregue para adopção, que já tinha passado pelos olhos da morte no funeral do seu pequeno irmão. Foi aí que Liesel roubou o seu primeiro livro, o primeiro de muitos pelos quais se apaixonará e que a ajudarão a superar as dificuldades da vida, dando um sentido à sua existência. Quando o roubou, ainda não sabia ler, será com a ajuda do seu pai, um perfeito intérprete de acordeão que passará a saber percorrer o caminho das letras, exorcizando fantasmas do passado. Ao longo dos anos, Liesel continuará a dedicar-se à prática de roubar livros e a encontrar-se com a morte, que irá sempre utilizar um registo pouco sentimental embora humano e poético, atraindo a atenção de quem a lê para cada frase, cada sentido, cada palavra. Um livro soberbo que prima pela originalidade e que nos devolve um outro olhar sobre os dias da guerra no coração da Alemanha e acima de tudo pelo amor à literatura. (in, Wook).

Uma pequena verdade
Eu não trago nem foice nem gadanha.
Só uso uma capa preta com capuz quando está frio.
E não tenho essas feições tipo caveira que vocês parecem gostar de me atribuir à distância. Querem saber qual é realmente o meu aspecto?
Eu ajudo-os a descobrir. Vão buscar um espelho enquanto eu prossigo.
A Morte, soberana como só ela, é a responsável por contar ao leitor a vida de uma criança de 9 anos, desde o dia que chega à rua Himmel para viver com os seus pais adoptivos, uma mãe com cara de cartão amarrotado e um pai que toca acordeão. Liesel cresce a ajudar a mãe, a aprender a ler com o pai e a fazer traquinices com o seu melhor amigo, o Rudy. Tinha uma enorme paixão pelos livros e uma obsessão ainda maior pela forma como os obtinha.
Na rua Himmel, Liesel vive os melhores e os piores anos da sua vida e, durante a Segunda Guerra mundial, a jovem mulher sofre e vê sofrer as pessoas que mais amava no mundo.

A morte como narradora dá ao livro um ar mórbido, afinal, ela é a responsável por levar as almas que a guerra separa dos corpos. No entanto, a Morte de Markus Zusak tem um sentido de humor apurado e é sarcástica nas suas observações. Ela é, muitas vezes, responsável pelas partes divertidas do livro.

A escrita é simples, acessível e muito descritiva. Seja a descrever mais uma passagem dos judeus pela rua Himmel ou Liesel a recusar mais uma vez um beijo a Rudy, Zusack consegue levar o leitor a sentir-se como um espectador de primeira fila, aquele que não perde nada porque não tem nenhum obstáculo à sua frente.
O final, este é magnífico e muito comovente.

Adorei a leitura e recomendo-a. Fala-se de amor, sofrimento, amizade, morte, livros, guerra, paixão, separação, etc. Este é mais um retrato da destruição e sofrimento deixados pelas guerras, seja nos atacantes, nos defensores, nos que vão ou naqueles que ficam para para reconstruir.

3 Comentário(s):

Isabel 10:10 da manhã, março 23, 2010  

"A rapariga que roubava filhos" ou "livros"? ;)
É mesmo um grande livro!

Mary 11:30 da manhã, março 23, 2010  

Isabel, corrigido!
Estás muito atenta :p

Sim, é um must read book.

Isabel 1:47 da tarde, março 23, 2010  

Sempre!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP