terça-feira, 2 de março de 2010

O Principezinho

Género: Narrativa, fantasia
Título original: The Little Prince
Autor: Antoine de Saint-Exupéry


Sinopse: o narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça - a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida - pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direcções. «O Principezinho» conta a sua viagem de planeta em planeta, cada um sendo um pequeno mundo povoado com um único adulto. (in, Wook).

Depois de uma aterragem no deserto do Sahara, o narrador conhece o príncipezinho, um menino que chegou de um pequeno planeta onde existem 3 vulcões, um deles extinto, uma rosa vaidosa e embondeiros. É através dos diálogos travados entre os dois protagonistas, que o leitor fica a conhecer cada um dos intervenientes na história.

É muito simples: só se vê com o coração. O Essencial é invisível aos olhos.

Antoine de Saint-Exupéry usa uma linguagem simples e acessível para deixar uma mensagem de amor, responsabilidade, saudades, disponibilidade, respeito e um pedido aos adultos para verem/olharem o mundo através dos olhos de uma criança. Antoine escreve este livro como se fosse ele próprio uma criança e isso faz dele, na minha opinião, um excelente autor.

Não tenho memória de alguma vez ler lido este livro, mas conhecia algumas das passagens o que levou-me a pensar que, em determinada altura da minha vida, alguém leu-mo.

Um livro simples, grandioso e apropriado a todas as idades. Este será o primeiro livro que oferecerei ao meu filho.

2 Comentário(s):

Isabel 10:53 da tarde, março 02, 2010  

Filho? foi forma de expressão ou temos novidades??humm?? vais adorar "A rapariga que roubava livros", estou quase a terminá-lo. Já leste "viagem ao fundo de um coração"? fica a dica! ;) beijo grande

Mary 10:17 da manhã, março 03, 2010  

Isabel, força de expressão e que saiba, não há novidades :-p
Sim, estou a gostar bastante do livro e não conheço o segundo, mas vou colocá-lo na minha to-read list

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP