sábado, 12 de setembro de 2009

Book@Prata#3

Título: Leite Derramado, Chico Buarque.
Sinopse: Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história da sua linhagem, desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até ao tetraneto, um jovem do Rio de Janeiro actual. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e económica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos. (in, Wook)

É através das histórias, contadas à filha e às enfermeiras, que Assumpção leva-nos num passeio pela sua vida. Apresenta-nos a sua família, conta-nos os seus problemas, mostra-nos os momentos felizes, tudo enquadrado na conjuntura social e económica do Brasil. Muito em parte devido à idade e à doença, Assumpção conta e reconta episódios da sua vida, deixando no leitor a dúvida se os factos narrados aconteceram ou se são fruto da imaginação de um velho doente.

O livro é pequeno em número de páginas, mas grande em contéudo. A escrita é simples e envolvente. A data altura dei por mim sentada à frente de
Assumpção e a ouvir com atenção as suas palavras. É um livro para saborear devagar.

Ler em português do Brasil é, no mínimo, diferente. No entanto, pode-se aproveitar para aprender palavras ou expressões diferentes, de que é exemplo "mil oitocentos e lá vai fumaça", que deixa-me sempre com um sorriso nos lábios..

"(...) Vamos nos casar na capela que foi consagrada pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro em mil oitocentos e lá vai fumaça. (...)".

Para primeira experiência com Buarque, foi excelente. Deixou-me com imensa vontade de ler Budapeste.

2 Comentário(s):

The Star 2:14 da tarde, setembro 13, 2009  

Este Chico Buarque é o mesmo que canta? Não estou muito familiarizada com a sua obra, quer seja a nível musical ou na literatura. Apenas vi o musical Gota d'Água que está muito bem concebido. Um musical com algumas das suas melhores músicas. Adorei.
Este livro parece ser muito interessante. Acho que nunca li um livro em português do Brasil.

Mary 6:17 da tarde, setembro 13, 2009  

Star, sim, é o mesmo Chico Buarque.
Também vi a pela Gota d'Água que, tal como tu, apreciei bastante.
O livro mais conhecido dele é Budapeste (já encomendei-o). Leite Derramado é sua última obra e é muito boa.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP