quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Happy New Year!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #290

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Merry Christmas!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #289

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dezembro: uma novidade

Uma Nutelleria em Leiria.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #288*

* - Hoje excepcionalmente ao Sábado.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dezembro: um enfeite de Natal

O nosso enfeite na árvore de Natal da escolinha. O nosso (meu, do pai e da princesa) é aquele com o fundo vermelho (uma fita vermelha com estrelas douradas), a bengalinha do Pai Natal e uma tentativa de dedadas verdes da princesa.
Os enfeites tinham de ser feitos a partir de um CD.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Dezembro: uma música de Natal

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #287

[in icanread]

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dezembro: uma página no facebook

Descrito como "O que uma pessoa ouve quando tem uma criança em casa", a página de O meu ó-mãe, é um sítio cheio de questões, dúvidas e reflexões pertinentes saídas da cabeça de um petiz.
Para seguir!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dezembro: uma imagem

O avançar das lavas sobre a localidade da Portela, em Chã das Caldeiras na ilhas do Fogo em Cabo-Verde, ao 10º dia de erupção.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dezembro: uma mensagem

Based on an ancient story about hunger and sharing, this animated video is part of Caritas’ “One Human Family, Food for All” campaign. The “allegory of the long spoons” teaches us that when we struggle to feed only ourselves, everyone goes hungry. But when we focus on our neighbour’s hunger, we discover there are ways to feed everyone.
[By Caritas]

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Dezembro: um lembrete

Dia Mundial da Luta Contra a Sida, comemorado pela primeira vez a 1 de Dezembro de 1987, o dia tem como principal objectivo continuar a alertar sobre a propagação do virus HIV ni mundo e lamentar todas as vidas que a doença já interrompeu.

Como se pode ver na campanha deste ano da Liga Portuguesa contra a Sida, o preservativo continua a ser a única vacina contra a doença.
Lembrar as pessoas que a única forma de lutar contra o vírus da SIDA hoje é usar um preservativo. Nenhuma vacina ainda foi encontrada para um dos vírus mais mortais do mundo
Vale sempre assinalar a data, mas mais importante ainda, não deixar que o assunto caia no esquecimento em nenhum dia do ano.

Dezembro

Durante o mês de Dezembro vou tentar escrever um post por dia sobre a quadra natalícia ou o ano de 2014. Pode ser uma música, uma conquista, um livro, um sentimento, uma série, uma mensagem, um momento feliz, um pedido, um momento triste, uma viagem, um momento surpreendente, uma conversa, um devaneio, etc..
O primeiro sai já hoje.

domingo, 30 de novembro de 2014

WIT Championship 2014

Somos os grandes campões da edição deste ano do WIT Championship (campeonato promovido pela empresa e disputado por 8 equipas nas seguintes modalidades: futebol de praia, voleibol de praia, masterchef, poker, bilhar, matraquilhos e party & co).
Para o ano há mais.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #286

Happy birthday, Man of the house!

Um grande, grande beijinho das tuas meninas!

A nossa primeira quadra natalícia a 3

Nestes anos todos que vivemos juntos nunca montámos uma árvore de Natal, mas este ano vai ser diferente. Para além de estarmos a planear passar o Natal em Cabo-Verde, vamos trazer para a nossa casa todo o espírito natalício.
Já temos as nossas bolas vermelhas, falta-nos comprar a árvore, mas estamos a contar ter a árvore montada durante a primeira semana de Dezembro.
Vamos todos dar as boas vindas à quadra natalícia.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

7 anos como marido e mulher...


E eis que chega o nosso primeiro aniversário com a princesa cá fora. Parabéns a nós que deixámos de ser 2 para passarmos a ser 3.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Casa dos Espíritos

Título original: La Casa de los Espíritus
Género: Romance
Autor: Isabel Allende
Ano: 1982

Sinopse: Nesta sua surpreendente obra de estreia, Isabel Allende constrói um universo repleto de espíritos, de personagens multifacetadas e humanas, entre elas Esteban Trueba, o patriarca, que vive obcecado pela terra e pela paixão absoluta pela esposa, que ele sente sempre para lá do seu alcance.
Clara é a matriarca esquiva e misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, que prediz as tragédias da família e estabelece o destino da casa e dos Trueba. Blanca, a sua filha suave e rebelde, nutre um amor pelo filho do capataz do seu pai, o que provoca o desprezo de Esteban, mesmo quando deste amor nasce a neta que ele adora: Alba, uma beleza luminosa e uma mulher ardente e voluntariosa. As paixões da familia Trueba, as suas lutas e segredos desenvolvem-se ao longo de três gerações e de um século de violentas mudanças. Num contexto de revolução e contrarrevolução, a autora dá vida a uma família unida por laços de amor e ódio mais complexos e duradouros que as lealdades políticas que a poderiam separar. (in Wook)

Alba nasceu parada, o que é sinal de boa sorte. A avó Clara procurou nas suas costas e encontrou uma mancha em forma de estrela que caracteriza os seres que nascem capacitados para encontrar a felicidade. "Não há motivo para nos preocuparmos com esta menina. Terá boa sorte e será feliz. Além do mais terá boa pele, porque isso se herda e na minha idade não tenho rugas e nunca me nasceu uma borbulha".
(extracto retirado da pág. 249)

O enredo à volta da "magia", premonições e espíritos. A forma de contar a história com a autora a deixar pequenas pistas e anunciando acontecimentos, criando um misto de suspense e curiosidade. O enquadramento com a revolução Chilena, o golpe de estado e a luta pela justiça social. Três gerações de mulheres especiais: Clara (avó), Blanca (filha) e Alba (neta) acompanhadas ao longo da história pelo trabalhador e ambiciono Esteban Trueba, marido de Clara. O visual excêntrico de Rosa, com os seus cabelos verdes e olhos dourados.

Algumas repetições que tornam a leitura cansativa. Os romances e as histórias de amor são pouco convincentes.
(4/5)

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Basta que me batas uma vez #25novembro

Assinalando o dia 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove uma ação de sensibilização através de plataformas online. Esta ação passa pela partilha de fotos (“selfies”) no Instagram, acompanhadas da mensagem “Basta que me batas uma vez”.

A APAV, que presta apoio às vítimas de todos os crimes, alerta para a necessidade de não se tolerar qualquer forma de violência exercida contra as mulheres, em particular a violência doméstica. A APAV recorda que o fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos; e que os seus agressores também são de diferentes condições e estratos sociais e económicos. A violência - física e psicológica - não poderá ser tolerada de forma alguma. Basta que me batas uma vez.
[Mais informações aqui]

domingo, 23 de novembro de 2014

A força da natureza

A 2 de Abril de 1995, o meu pai acordou-me a meio da noite e pediu-me que levantasse porque queria mostrar-me uma coisa: subimos as escadas e pediu-me que seguisse o seu dedo indicador. Vi labaredas cor de laranja e perguntei o que era: o vulcão entrou em enrupção, respondeu ele. Estava a 14 dias de completar 14 anos.
Hoje, 23 de Novembro de 2014, e mais de 19 anos depois e a menos de um mês do meu planeado regresso a casa para o Natal, acordo com notícias da segunda erupção vulcânica da minha geração.
Acompanho as notícias de coração apertado, mas ciente que a Internet encurtará esta distância física e que 19 anos é muito tempo para se pensar em formas de lidar com os "caprichos" da natureza.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #285

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Today's Mood (repeat mode)


Superheroes - The Script




All her life she has seen
All the meaner side of me
They took away the prophet's dream for a profit on the street

Now she’s stronger than you know
A heart of steel starts to grow

All his life he's been told
He’ll be nothing when he’s old
All the kicks and all the blows
He won't ever let it show

'Cause he's stronger than you know
A heart of steel starts to grow

When you've been fighting for it all your life
You've been struggling to make things right
That’s how a superhero learns to fly
Every day, every hour
Turn the pain into power

When you've been fighting for it all your life
You've been working every day and night
That’s how a superhero learns to fly
Every day, every hour
Turn the pain into power

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dia Nacional do Pijama

O que é a Missão Pijama?

A Missão Pijama é uma iniciativa criada pela MUNDOS DE VIDA, em 2012, com a finalidade de sensibilizar o país para o "direito de uma criança crescer numa família", promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas.

A Missão Pijama da MUNDOS DE VIDA nasceu com este propósito e tem vindo a organizar um conjunto de iniciativas de sensibilização, sendo as mais significativas o DIA NACIONAL DO PIJAMA e a maior CAMINHADA DO PAIJAMA do mundo.

(...)

Na realidade, 8.142 crianças, em Portugal, vivem em centros de acolhimento, número que representa 96% do total das crianças separadas dos seus pais. Apenas 4% das crianças vivem com uma família, no nosso país, quando em França são 64% e em Inglaterra o número sobe para 77%.
Para mais informações sobre o Mundo de Vida e o Dia Nacional do Pijama, clicar aqui.

A escolinha da princesa é uma das escolas que se associou à iniciativa e cada menino levou a sua casinha para que juntos dos famíliares e amigos possam angariar algum dinheiro e ajudar outros meninos.
Bem sei que ela ainda não entende nada desta coisa da solidariedade, mas como pais quisemos participar e a mãe até fez um bolinho de maçã e canela para adoçar a boca dos colegas de trabalho e "sacar-lhes" umas moedinhas.
Dia 20 é dia da princesa ir à escolinha de pijama e pantufas e tenho a certeza que vai ser um dia muito bem passado.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #284

terça-feira, 11 de novembro de 2014

São Martinho

Porque nem só do trabalho vive o homem, hoje ao almoçço haverá castanhas e jeropiga para o pessoal do office.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #283

"Faz o que eu digo mas não faças o que eu faço"

Todos os dias circulam videos e mensagens com os seus autores a versarem sobre as maleitas das redes sociais e a enumerarem as mil e umas coisas horríveis que a Internet, e mais concretamente o Facebook, trouxeram para a humanidade, desde acabar com o contacto pessoal a aumentar a solidão e o bullying.
São as mesmas pessoas que usam as redes sociais para espalhar as mensages que não seriam "ouvidas" caso não estivéssemos todos ligados através destas mesmas redes sociais que nos deixam cada vez menos humanos.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #282

[in icanread]

Red Band Society (2014)

A look at the lives of a group of teenagers living in a hospital.
"The hot doctor", o Dr. Jack McAndrew, é o médico responsável pela saúde de todos os membros desta sociedade e não dispensa a ajuda da "the scary bitch", a enfermeira Nurse, interpretada pela talentosa Octavia Spencer.
"The new guy", Jodi, acabado de chegar ao hospital, vê no "the hot doctor" a sua única salvação. Partilha  o quarto com o "the rebel", Leo, o típico jogador de futebol com a "carreira" interrompida por causa do cancro e ambos sentem algo especial pela "the girl next door", Ema, uma paciente internada devido a um distúrbio alimentar. A gerir as emoções dos 3, encontra-se o "the player" Dash, amigo de longa data de "the rebel" e a aguardar por um pulmão.
"The coma boy" Charlie, em coma há algum tempo, é o narrador da história e partilha o quarto com a "the mean girl" Kara que, depois de um acidente durante um treino de cheerleading, viu-se confrontada com um problema cardíaco que obriga-lhe a sujeitar-se a um conjunto de testes e bom comportamento para entrar na lista de transplante de coração.

Muito fofinho e, embora com alguns momentos a puxar à lagrimazita, no geral não é muito pesada e vê-se muito bem.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Outubro - Mês de Prevenção do Cancro da Mama

Outubro é o mês internacional de Prevenção de Cancro da Mama, estimando-se que na Europa surjam todos os anos 430 000 novos casos e que uma em cada 10 mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. A 30 de Outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como entidade que há mais anos desenvolve actividades de medicina preventiva nesta área, irá promover a nível nacional um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização para esta problemática.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.

É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade. São conhecidos alguns factores de risco para o cancro da mama, muito associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada. De notar que há entre 5 a 10% dos cancros da mama diagnosticados que aparentam características genéticas e hereditárias que, caso sejam confirmadas, obrigam a um acompanhamento mais precoce e cuidadoso dos familiares. A grande dificuldade em diminuir a prevalência dos factores de risco para o cancro da mama justificam uma prevenção secundária, isto é, que sejam concretizados procedimentos e atitudes de um diagnóstico o mais precoce possível das lesões malignas. Eles incluem o controlo rigoroso e periódico por mamografia, nomeadamente através do Programa de Rastreio de Cancro da Mama que a Liga promove e, quando adequado, ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico Assistente, sobretudo a partir dos 40-45 anos.

Mais informações aqui.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #281

A (des)colocação de professores

Depois ter ter ouvido um conhecido explicar as voltas e reviravoltas que teve de dar à sua vida, durante o mês de Outubro, por causa do erro na colocação dos professores é que uma pessoa se mentaliza do enorme impacto que um erro desses tem na vida dos (des)colocados, das suas famílias e demais pessoas das suas relacções.
No caso em questão, a pessoa teve de arranjar casa no destino, procurar creche para o filho, cancelar o arrendamento no sítio onde mora, contratar serviços de mudanças para, à última hora, cancelar tudo porque houve um erro na colocação e afinal a esposa vai dar aulas em Mem Martins e não no Alentejo.
Saber que a 24 de Outubro ainda há escolas sem professores e professores sem escola, tendo em conta que as aulas do ano anterior terminaram há mais de 3 meses, é de uma incompetência e falta de respeito atroz.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

How to Get Away with Murder (2014)

A group of ambitious law students and their brilliant criminal defense professor become involved in a twisted murder plot that promises to change the course of their lives.
Para ja, está a ser uma boa surpresa, mas como já dizia o outro, prognósticos só no final do jogo... neste caso da season.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #280

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aquele momento em que...

...oiço o telefone tocar, olho para o visor e vejo que estão a ligar do berçário onde anda a princesa. Panic mode ON!!!!!!!!!
Pela minha voz, ela deve ter percebido e apressou-se a dizer que estava tudo bem com ela e que estava só a ligar a perguntar se já lhe podia dar peixe.
Seriously??? Isso não se faz a uma mãe.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #279

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

"Filhos são como navios"

Foi com esta linda e reconfortante mensagem que a instituição onde anda a minha princesa deu as boas vindas ao ano lectivo 2014/2015.

Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.
E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS.

Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras.
Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um: A CAPACIDADE DE SER FELIZ.

Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como: HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.

Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL A BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.

Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que:
“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”
[By Içami Tiba]

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Um dia vou a uma...

... reunião de pais. Hoje foi o dia.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Pensamentos sextafeirianos #278

terça-feira, 30 de setembro de 2014

"Casava-me já contigo"

Casámos no último dia de Setembro no primeiro Setembro deste século. Estávamos apaixonados, surpreendidos e felizes. Catorze anos depois ainda não acredito na minha sorte.

Quando eu era pequenino e vi um cartaz do filme The Seven Year Itch, de Billy Wilder e de 1955, perguntei à minha mãe o que era. Ela respondeu: "Ao fim de sete anos a novidade do casamento começa a passar".

Ao fim de 14 anos, cada vez que eu olho para a minha mulher, cada dia que acordo ao lado dela, o que mais me comove e impressiona é precisamente a novidade de vê-la, poder amá-la, ter a sorte de ser amado por ela.

Cada coisa que fazemos é ao mesmo tempo antiquíssima – como uma cerimónia que construímos juntos só para nós os dois – e novíssima, pelo desejo e pelo entusiasmo de lá estar, naquele lugar que ela abriu para mim e ela no lugar que só é dela, que sou eu.

O casamento é só uma palavra: é verdade. Mas também pode ser a vontade de casarmos e ficarmos casados, todos os dias, com a mesma pessoa que amamos.

Cada vez nos casamos mais. As diferenças dela vão cabendo cada vez melhor nas minhas. Cada vez somos, a Maria João e eu, mais livres de sermos como somos, cada um de nós, e de sermos como somos, nós os dois.

Ela torna-se mais ela; eu torno-me mais eu, ela e eu com menos medo que o outro fuja por causa disso. Mas com medo à mesma. E ganância de viver e curiosidade em saber como é que o décimo quinto ano vai ser melhor do que este.

Mas vai ser.
[By Miguel Esteves Cardoso in Público]

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Grey's Anatomy: Season #11

Com mais uma irmã que aparece do nada (deja vu). Com a Meredith e os seus dramas pessoais que já não convencem ninguém. Com a Kepner grávida e as suas discussões parvas com Jackson. Com Arizona e Callie envoltas em mais decisões complicadas. Com o Karev e a Baley a disputarem um lugar na administração. Com Owen deprimido. Tudo mau. Mas ainda há pior: sem Cristina Yang! Sem Cristina Yang!
Ninguém aguenta...

Engano

Título original: Deception
Género: Romance
Autor: Philip Roth
Ano: 1990

Sinopse: No centro de Engano estão dois adúlteros no seu esconderijo. Ele é um escritor americano de meia-idade chamado Philip, que vive em Londres, e ela é uma inglesa culta, inteligente e expressiva, refém de um casamento humilhante ao qual, com trinta e poucos anos, já está nervosamente resignada, ou quase. A ação do livro é feita de diálogos - principalmente conversas entre os amantes antes e depois de fazerem amor. Esses diálogos - acutilantes, ricos, espirituosos, dialéticos - são praticamente tudo o que há neste livro, e não é preciso mais nada. (in Wook)

- Uma das injustiças do adultério, quando se compara quem é amante com quem é cônjuge, é que quem é amante nunca se vê naquela situação chata e desagradável de discutir por causa dos legumes, da torrada que se deixou queimar, do telefonema que não se fez, da exigência demasiada que se faz ou se sofre. Tudo isso, penso eu, são coisas que as pessoas deixam deliberadamente de fora das relações extraconjugais. Estou a generalizar a partir da minha própria experiência, que é muito pouca, quase nenhuma. Mas acho que é isso que as pessoas fazem. Porque se não o fizessem, era um desassossego. A não ser para quem goste de ter dois palcos de conflito doméstico, e de andar de um para o outro. 
(extracto retirado da pág. 130)

Único e original são as palavras de ordem desta obra em que todo o enredo se desenrola através de palavras trocadas entre dois amantes após o coito. Excelentes diálogos. O "confronto" entre as opiniões de um escritor americano e uma inglesa inteligente que, apesar de saber que o marido também não lhe é fiel, mantém um casamento infeliz. As discussões passarem por temas tão opostos como judeus, sexo ou traição A fronteira invisível entre o personagem Philip e o autor Philip Roth?

Em algumas passagens senti dificuldade em atribuir as falas ao emissor correcto. O livro ser tão pequeno que fica-se com vontade que o autor tenha escrito um volume dois com mais páginas, mais diálogos e mais partilhas.
(4/5)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP