segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Engano

Título original: Deception
Género: Romance
Autor: Philip Roth
Ano: 1990

Sinopse: No centro de Engano estão dois adúlteros no seu esconderijo. Ele é um escritor americano de meia-idade chamado Philip, que vive em Londres, e ela é uma inglesa culta, inteligente e expressiva, refém de um casamento humilhante ao qual, com trinta e poucos anos, já está nervosamente resignada, ou quase. A ação do livro é feita de diálogos - principalmente conversas entre os amantes antes e depois de fazerem amor. Esses diálogos - acutilantes, ricos, espirituosos, dialéticos - são praticamente tudo o que há neste livro, e não é preciso mais nada. (in Wook)

- Uma das injustiças do adultério, quando se compara quem é amante com quem é cônjuge, é que quem é amante nunca se vê naquela situação chata e desagradável de discutir por causa dos legumes, da torrada que se deixou queimar, do telefonema que não se fez, da exigência demasiada que se faz ou se sofre. Tudo isso, penso eu, são coisas que as pessoas deixam deliberadamente de fora das relações extraconjugais. Estou a generalizar a partir da minha própria experiência, que é muito pouca, quase nenhuma. Mas acho que é isso que as pessoas fazem. Porque se não o fizessem, era um desassossego. A não ser para quem goste de ter dois palcos de conflito doméstico, e de andar de um para o outro. 
(extracto retirado da pág. 130)

Único e original são as palavras de ordem desta obra em que todo o enredo se desenrola através de palavras trocadas entre dois amantes após o coito. Excelentes diálogos. O "confronto" entre as opiniões de um escritor americano e uma inglesa inteligente que, apesar de saber que o marido também não lhe é fiel, mantém um casamento infeliz. As discussões passarem por temas tão opostos como judeus, sexo ou traição A fronteira invisível entre o personagem Philip e o autor Philip Roth?

Em algumas passagens senti dificuldade em atribuir as falas ao emissor correcto. O livro ser tão pequeno que fica-se com vontade que o autor tenha escrito um volume dois com mais páginas, mais diálogos e mais partilhas.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP