sábado, 29 de dezembro de 2012

O Vale das Bonecas

Título original: Valley of the Dolls
Género: Romance
Autor: Jacqueline Susann
Ano: 1966

Sinopse: Anne, Neely e Jennifer são três jovens fortes, independentes e com muita sede de viver. Mas quando os sonhos da vida se despenham contra os rochedos da desilusão , precisam de algumas «bonecas» -comprimidos calmantes, excitantes, ansiolíticos ou opiáceos - para sobreviver…
Anne: ingénua e doce, mas ansiosa por descobrir tudo o que a vida tem para oferecer… Neely: um espírito rebelde. Órfã desde a mais tenra idade, só ambiciona uma coisa na vida - rios de dinheiro! Jennifer: com um corpo de fazer parar o trânsito, este imã sexual só deseja uma coisa - casar e assentar.
Amor, traição, desejo e dependência são retratados em toda a sua crueza neste romance inesquecível, considerado um clássico da literatura norte-americana. (in Wook)

A peça O Céu é o Limite é a responsável por fazer com que o destino das três jovens, com personalidades e passados distintos, se cruzasse. A fugir de uma vida planeada por outros, a perseguir um sonho ou simplesmente à procura de uma vida melhor, Anne, Neely e Jennifer encontraram-se em New York, decorria o ano de 1945.
Menina do interior, Anne Welles deixou Lawrenceville e um casamento arranjado e trabalha agora numa agência que representa alguns dos actores mais famosos da BroadwayNeely O'Hara começa a dar os seus primeiros passos como actriz na Broadway, onde também trabalha a Jennifer North que tem em beleza o que não tem em talento.
A história de três jovens que se fizeram mulheres, em cena de 1945 a 1965.

Anne pegou novamente no guião. Dentro de poucos meses, ele falaria outra vez no assunto, e outra vez a conversa terminaria daquela maneira. Kevin sentia-se culpado por não casar com ela, mas Anne já não se incomodava com isso. Talvez já fosse tarde de mais para pensar em filhos. E um papel assinado não era garantia nenhuma de fidelidade nem de felicidade: bastava pensar em Jennifer. E na coitada da Neely. 
(extracto retirado da pág. 331)

Devido à janela temporal da história, estamos a falar de aproximadamente 20 anos, o leitor tem o privilégio de acompanhar o crescimento ou, muitas vezes, a falta dele, destas três mulheres e poder assim presenciar as várias fases das suas vidas. Do anonimato ao estrelato, as três passam de simples mulheres bonitas à conquista do sonho, a famosas desejáveis e cujas histórias fazem capas ou ocupam as páginas centrais dos jornais e revistas.

Jacqueline Susann criou em Anne, Neely e Jennifer, três mulheres fortes, capazes, apaixonadas, sensíveis e, ao mesmo tempo, frágeis e dependentes. As protagonistas são mulheres capazes de tudo para conquistarem aquilo que querem, mas que estão vulneráveis a dependências como o amor, através da entrega sem limites ao sexo oposto, a beleza, através das dietas e operações plásticas, e as drogas, como solução para esquecer os problemas por umas horas.

A escrita é simples e a leitura fluí naturalmente. Em cada capítulo uma das protagonistas assume o papel de narradora e conta a história no seu ponto de vista. A acção vai decorrendo ao longo dos anos, com passados e segredos a serem desvendados à medida que a narrativa avança.

Uma história doutros tempos, mas que pode muito bem ser aplicada aos dias actuais.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP