segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Solidão dos Números Primos

Título original: La Solitudine dei Numeri Primi
Género: Romance
Autor: Paolo Giordano
Ano: 2008

Sinopse: Alice é obrigada pelo pai a frequentar um curso de esqui para ser forte e competitiva, mas um acidente terrível deixará marcas no seu corpo para sempre. Mattia é um menino muito inteligente cuja irmã gémea é deficiente. Quando são convidados para uma festa de anos, ele deixa-a sozinha num banco de jardim e nunca mais torna a vê-la. Estes dois episódios irreversíveis marcarão a vida de ambos para sempre. Quando estes "números primos" se encontram são como gémeos, que partilham uma dor muda que mais ninguém pode compreender. Ganhou o prémio Strega e a menção honrosa do Campiello, os dois prémios literários mais importantes de Itália, e está a ser traduzido em mais de 20 países. (in Wook)

Ela nunca gostou de esqui, mas, pelo pai, acaba por ceder e frequentar um curso, acabando por sofrer um acidente que mudará para sempre o seu corpo. Ele é irmão gêmeo de uma menina "especial". A primeira vez que são convidados para uma festa de aniversário, ele sente vergonha da irmã e acaba por deixá-la sozinha num banco de jardim. Ao regressar, depara-se com um banco vazio: a irmã tinha desaparecido.
Ela é Alice. Ele é Mattia. A convergência de duas histórias diferentes com um denominador comum: a incapacidade de encaixar onde todos os outros encaixam com facilidade.

(...) Entre os matemáticos é convicção comum que por mais que se avance na contagem, existirão sempre mais dois, ainda que ninguém saiba dizer onde, até serem descobertos.
Mattia achava que ele e Alice eram assim, dois primos gêmeos, sós e perdidos, próximos mas não o suficiente para se tocarem realmente. A ela nunca lho dissera.
São apresentados ainda crianças e acompanhamos o seu crescimento: Alice, a jovem praticante de esqui, cresce para se apaixonar por fotografia. Mattia, membro de uma família destroçada após o desaparecimento da irmã, trilha os caminhos dos estudos até chegar a professor de matématica.
Neste percurso, os dois encontram-se e partilham um sentimento tão forte que Giordano explica com recurso à matemática.

Não há como fugir à fortíssima componente matemática do livro: começa-se pelo título e depois pelo Mattia, um aficionado por fórmulas, teorias e teoremas e que passa a maior parte da vida a ver fórmulas matemáticas onde os outros apenas vêm "coisas". Refugia-se na matemática, um universo onde todas as perguntas têm respostas e todos os resultados podem ser provados por a+b.

"Sugestivo, surpreendente, emocionante, que se lê como quem come um hambúrguer do McDonald's: devorando-se" é uma das frases que acompanha o livro.
Não podia concordar mais. Umas dentadas mais duras e cruas e outras mais macias, mas com cada dentada a fazer-nos querer mais um bocado e a desejar que não seja a última porque estamos a gostar da degustação.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP