quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Fúria dos Reis

(Contém spoilers para quem não leu os livros I e II)

Título original: A Clash of Kings
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin
Ano: 1998

Sinopse:
Quando um cometa vermelho surge nos céus de Westeros encontra os Sete Reinos em plena guerra civil. Os combates estendem-se pelas terras fluviais e os grandes exércitos dos Stark e dos Lannister preparam-se para o derradeiro embate. No seu domínio insular, Stannis, irmão do falecido Rei Robert, luta por construir um exército que suporte a sua reivindicação ao trono e alia-se a uma misteriosa religião vinda do oriente. Mas não é o único, pois o seu irmão mais novo também se proclama rei, suportado por uma hoste que reúne quase todas as forças do sul. Para pior as coisas, nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy planeiam a vingança contra aqueles que os humilharam dez anos atrás.
O Trono de Ferro é ocupado pelo caprichoso filho de Robert, Joffrey, mas quem de facto governa é a sua cruel e maquiavélica mãe. Com a afluência de refugiados e um fornecimento insuficiente de mantimentos, a cidade transformou-se num lugar perigoso, e a Corte aguarda com medo o momento em que os dois irmãos do falecido rei avancem contra ela. Mas quando finalmente o fazem, não é contra a cidade que investem...
O que os Sete Reinos não sabem é que nada disto se compara ao derradeiro perigo que se avizinha: no distante Leste, os dragões crescem em poder, e não faltará muito para que cheguem com fogo e morte! (in Wook)

Como sugere o título, é chegada a hora dos reis, auto-intitulados ou não, travarem batalhas para conquistarem os Sete Reinos ou levar a sua vingança até aos Lannisters.
Joffrey, proclamado rei depois da morte do pai, reina a partir de Porto Real. Robb Stark, designado rei do Norte, deseja vingar a morte do pai e libertar as irmãs Arya e Sansa. Renly, irmão mais novo de Robert, junta-se às casas do Sul e entra na disputa pelo trono também disputado por Stannis, o irmão mais velho. Nesta equação, convém não esquecer os dragões de Dany e a sede de vingança dos homens das ilhas de Ferro.
O medo corta mais profundamente do que as espadas, dizia Arya a si própria, mas isso não fazia com que o medo desaparecesse. Fazia tanto parte dos seus dias como pão bolorento e as bolhas nos pés depois de um longo dia de caminhada pela estrada dura e sulcada.
Enquanto Jofrey brinca aos reinos, é o tio Tyrion, em substituíção do pai como Mão do Rei, que toma as decisões em Porto Real e usa a sua inteligência e perspicácia para perceber quem está do lado dele e quem está do lado da irmã Cersei.
Arya continua a sua jornada, tendo que enfrentar cada vez mais dificuldades.

Batalhas são travadas, victórias são conquistadas, baixas são contadas, alianças são tentadas, feitiços são lançados e, no fim, chega uma surpresa inesperada e que vai dar outro rumo à história.
Este é o menos bom dos três livros que já terminei.

Personagens favoritos: Tyrion e Arya.
Personagens mais odiados: Joffrey.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP