domingo, 10 de julho de 2011

A Metamorfose

Título original: Die Verwandlung
Género: Ficção
Autor: Franz Kafka
Ano: 1915

Sinopse: "A Metamorfose" (1915), obra extraordinária, que nos conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que suportava financeiramente a sua família e que certa manhã se viu transformado num insecto. Impossibilitado de ir para o trabalho e incapaz de comunicar com os seus familiares, Gregor Samsa vai tornando-se um peso insuportável para estes e sendo relegado para uma situação de marginalização. Narrativa simbólica, "A Metamorfose" reflecte sobre a angústia individual, a solidão e a desesperança humana. (in Wook)

Gregor Samsa é um jovem caixeiro viajante e o sustento da sua família, composta pelos pais e pela irmã. Numa manhã como tantas outras, Gregor acorda para começar mais um dia de trabalho, mas sente que há algo de errado com o seu corpo. Dormiu homem e acordou insecto.
O atraso de Gregor levanta suspeitas na família que se dirige ao quarto do jovem para perceber o que se passa, mas este não abre a porta. O tempo continua a passar e o jovem recusa-se a sair do quarto. Tocam à campaínha e é o chefe de Gregor a pedir explicações sobre o atraso do jovem. Como sair do quarto e explicar a sua aparência?

Mas, agora, surgia como qualquer um, bem direito, vestido com uma farda azul com botões dourados, tal como vestem os contínuos nos bancos, o seu poderoso duplo-queixo assente sobre a rígida gola alta do seu casaco: sob umas sobrancelhas espessas, uns olhos negros lançavam olhares vivos e vigilantes; uns calebos brancos, outrora emaranhados, dispunham-se agora cuidadosamente penteados, separados por uma risca impecável.
Kafka conta neste livro uma pequena história sobre dois tipos de transformação: a física de Gregor e a psicológica da sua família. Gregor está num corpo diferente, sobre a qual não tem controlo, mas que com o passar do tempo começa a aceitar. Aos olhos da família, ele transformou-se num "monstro", que têm dificuldade em aceitar e que "roubou" a sua única fonte de sustento.

Em poucas páginas, o autor faz uma crítica sobre aparências, quando transforma Gregor num ser repugnante, mas também sobre a aceitação, ao apresentar as reacções dos diferentes membros da sua família.

Uma rápida leitura para uma reflexão prolongada...
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP