terça-feira, 12 de abril de 2011

Capitães da Areia

Título original: Capitães da Areia
Género: Romance
Autor: Jorge Amado
Ano: 1937

Sinopse: Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido no mundo inteiro. Publicado em 1937, teve a sua primeira edição apreendida e queimada em praça pública pelas autoridades do Estado Novo. Em 1944 conheceu nova edição e, desde então, sucederam-se as edições nacionais e estrangeira, e as adaptações para a rádio, televisão e cinema. Jorge Amado descreve, em páginas carregadas de grande beleza e dramatismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia, conhecidos por Capitães da Areia. (in Wook)

Capitães da Areia são meninos e meninas que, devido às crueldades do destino, foram obrigados a serem homens e mulheres quando deviam ser crianças. Depois de todos lhes terem falhado, encontraram nas ruas da Bahia um lar, um "posto de trabalho", um recreio, uma família e um campo de batalha contra aqueles que os consideram pequenos criminosos.
Entremos na vida e história de Pedro Bala, Volta Seca, professor, Gato, Boa-Vida, Sem-Pernas, João Grande, Dora, Raimundo, Almiro, Pirulito, etc.

Esqueceram tudo e foram iguais a todas as crianças, cavalgando os ginetes do carrossel, girando com as luzes. As estrelas brilhavam, brilhava a lua cheia. Mas, mais que tudo, brilhavam na noite da Bahia as luzes azuis, verdes, amarelas, roxas, vermelhas do Grande Carrossel Japonês.
O livro começa com uma introdução do tema que irá abordar e é através de uma sequência de notícias do jornal local, incluíndo respostas e contra-respostas dos diversos "culpados" da situação, com estes a responsabilizarem a entidade mais acima na cadeia hierárquica, que Jorge Amado apresenta os Capitães da Areia.

Sempre que o autor traz mais uma criança à história, apresenta-a realçando algum pormenor da sua personalidade, tornando-a única no enredo e memorável para o leitor: o Sem-Pernas que é coxo, o professor que adora ler e desenhar ou Boa-Vida que é um malandro e gosta de festas.
A descrição dos lugares, das noites de tempestade, do areal ou da lua a entrar pelo tecto do esconderijo dos meninos são de uma autenticidade arrepiante.

Quanto à leitura, continua a ser mais complicado ler em português do Brasil e houve frases/passagens que tive de ler mais que uma vez para poder perceber a ideia.

Amizades. Esquemas. Amor. Malandrices. Romance. Problemas. Brincadeiras. Sofrimento. Família.

Quando li O País do Carnaval, fiquei com dúvidas em relação ao Jorge Amado e quiz dar uma segunda chance. Esta leitura foi, claramente, um win.

(4/5)

5 Comentário(s):

Tó-zé 1:38 da manhã, abril 14, 2011  

Ainda bem que gostaste :) Beijinho

Mary 1:54 da tarde, abril 14, 2011  

Tó-zé, obrigada pela sugestão.
O livro é mesmo muito fixe (já sugeri ao esposo).
:-)

Dulce 2:23 da tarde, abril 14, 2011  

Eu gostei d'O País do Carnaval :)

http://agre-e-doce.blogspot.com/2010/10/recomenda-se.html

Não foi um daqueles livros que marcasse, mas achei interessante até por ser a estreia do autor!

Este ainda não li, um dias destes!

Mary 4:34 da tarde, abril 14, 2011  

Dulce, antes de mais, obrigada pela visita.
Se gostaste d'O País do Carnaval, então vais adorar este
:-)

Tó-zé 10:33 da tarde, abril 14, 2011  

Memórias de uma adolescência cada vez mais longínqua... eheh

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP