terça-feira, 12 de abril de 2011

De outros blogs que gosto... #6


Todas as manhãs assisto à desova de crianças nos inúmeros colégios, creches e jardins infantis da zona. Ele é, invariavelmente, Beatriz para aqui e Afonso para acoli. Cada vez que há gente da minha idade a parir, nem preciso de perguntar o nome, porque já se sabe qual foi o eleito.
Quando confronto os pais com esta homogeneidade abissal, dizem-me que sempre gostaram de nomes históricos. Aí, eu pergunto-lhes pelas Urracas e Donegundes, pelos Segismundos e Teodoricos. Dizem-me que são nomes feios. Então, contraponho-lhes os Pedros e as Teresas, as Luísas e os Joões. Encolhem os ombros.

Imagino a chamada numa escola de hoje. Deve ser igual ao exército, pelo apelido ou pelo número.
Em jeito de António Variações, que é feito das Albertinas, das Domitílias, das Goretes, dos Adalbertos, dos Diamantinos? Ficaram nos BIs dos nossos avós. E das Paulas, dos Antónios, das Marílias, das Susanas, dos Carlos, dos Albertos? Estamos a extingui-los agora.

Valha-nos o ocasional filho de imigrante para que haja alguma riqueza vernacular nas chamadas de turma.
B. Santos. Presente. B. Silva. Presente. B. Antunes. Presente. Suzicleide. Presentxi. B. Torres...

5 Comentário(s):

E? 12:21 da manhã, abril 13, 2011  

Identifico-me tanto com o texto!!
Está excelente :)

Mary 12:26 da tarde, abril 13, 2011  

Hoje vou casar assim, eu gosto muito que ela escreve e da forma como escreve: de form inteligente e com humor.

Rachelet 9:37 da manhã, abril 14, 2011  

Obrigada, fico muito honrada com o destaque. :)

O meu blogue é um bocado como o penico do dia: vão para lá as impurezas e resíduos que pensei naquele dia.
Mas é bom saber que há quem goste do que para lá vai. Er... isto não soou bem... não estou a dizer que gostem do meu penico. Oh diabos, enterrei-me.

Mary 1:53 da tarde, abril 14, 2011  

Rachelet, não tens de quê.
Comparares o blog a um penico é brutal.
:-)

Rachelet 1:55 da tarde, abril 14, 2011  

Dizem que tenho o dom da palavra, mas ao contrário. :D

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP