terça-feira, 5 de abril de 2011

A Lua de Joana

Título original: A Lua de Joana
Género: Romance
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Ano: 1994

Sinopse: Ao lermos a Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Porque este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena… (in Wook)

Joana não compreende as razões que levaram a sua melhor amiga a envolver-se com as pessoas erradas e acabar a consumir drogas e, por causa disso, ainda não conseguiu perdoar Marta.
Desde a morte de Marta que Joana sente-se sozinha, vivendo com uma mãe fútil, um pai ausente e um irmão com quem não pode contar. A sua tábua de salvação é a avó Jú.
Depois dos sucessivos pesadelos com Marta, Joana resolve comunicar-se com a amiga através de cartas, que nunca chegarão ao destino, mas que transportam o que de bom e mau vão acontecendo na vida da jovem.

Como sabes, hoje fiz anos. São duas da manhã e estou demasiado excitada para dormir. Vou contar-te o que recebi. A minha mãe cedeu, finalmente em redecorar o meu quarto - está tal e qual como eu queria! Todo branco (paredes, tapete, colcha, cortina) e até me mandou fazer o baloiço dos meus sonhos...
Li-o pela primeira vez ainda era uma adolescente. A minha melhor amiga tinha a minha idade, andava na minha escola e estávamos sempre coladas uma à outra. Por isso, a história de Joana e Marta marcou-me, não só porque não conseguia imaginar a minha vida sem ela, mas porque pude, num momento complicado da vida dela, ser a sua tábua de salvação. Hoje, apesar de vivermos muito longe, ela continua a ser a minha melhor.

Esta é uma leitura simples, acessível e virada, principalmente, para os adolescentes. No entanto, acredito que a mensagem serve para todas as idades, levando os adolescentes e os pais a prestarem mais atenção aos comportamentos dos amigos/colegas e filhos.

Tendo em conta o número de páginas, o enredo e a forma de contar a história, este é um livro apropriado para oferecer a um adolescente (principalmente se não gosta muito ler).
Fiquei com curiosidade de ler outro livro da autora.

(3/5)

1 Comentário(s):

Dulce 2:28 da tarde, abril 14, 2011  

Também o li na adolescência e adorei! Depois cheguei a ler uma colecção juvenil da mesma autora, mas não tinha comparação..!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP