quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Internet - a maior cusca do momento!

Pessoa X segue Pessoa Y no Twitter. X é amigo de Y no Facebook e/ou Hi5. X adicionou Y à sua lista de contactos do MSN e/ou GTalk. X criou um feed para o blog de Y. X e Y estão ligadas através da Internet e partilham tudo, ou quase tudo.
Contar frustrações. Partilhar viajens e fotos. Desabafar sobre este ou aquele assunto. Rogar esta ou aquela praga. Sugerir este ou aquele filme/série/livro. Comentar sobre este ou aquele assunto. Questionar sobre este ou aquele problema. Fazer este ou aquele reparo. Afirmar esta ou aquela barbaridade. Criticar. Prejudicar. Declarar. Mal-dizer. Ultrajar. Elogiar. Eleger. Agradecer.

Pode-se tudo na Internet. Depois vêm os problemas.

Dos inúmeros problemas que podem causar a excessiva exposição, destaco um que preocupa-me particularmente: pais que divulgam fotos dos filhos, acompanhados de suas rotinas, os lugares que frequentam, os seus amiguinhos, etc. Com tanta coisa que ouve-se/lê-se/vê-se por aí, se calhar não era mal pensado manter certos pormenores da nossa vida offline.

Expomo-nos demasiado?

P.S: este post surgiu depois de uma conversa com uma amiga (num escandaloso momento de "Corte e Costura"). Conseguimos através do cruzamento de informações, provinientes daqui e de acolá, chegar a várias conclusões sobre quem fez o quê, com quem, onde e como. Tudo com a ajuda das ferramentas acima referidas.

5 Comentário(s):

Anónimo 12:59 da manhã, agosto 06, 2009  

se ha coisa k começo a ter cuidado é com a exposiçao na net...

Célia 8:36 da manhã, agosto 06, 2009  

É uma questão interessante que deixas aí. Acho que o problema principal é a divulgação de fotos e afins de crianças, coisa que tento evitar ao máximo (não tenho filhos, só sobrinhos, mas também se aplica).
Quanto à divulgação sobre a vida pessoal: foi esse o motivo que me fez deixar de ter um blog com essa vertente, já não me estava a sentir bem a expôr certas coisas. Portanto, agora, só comentários ocasionais no twitter e, por enquanto, chega-me bem ;)

Kris 10:35 da manhã, agosto 06, 2009  

e o problema do twitter é que as pessoas começam a saber onde estás

The Star 3:23 da tarde, agosto 06, 2009  

Esta é também uma questão que me preocupa. O facto de tentar passar mas ou menos anónima no blog e no twitter (acho que não consigo, mas tento!) tem a ver com isso mesmo.
O hi5 e o facebook são outro problema. Tenho lá algumas fotos, mas procuro apenas colocar aquelas que não me parecem tão pessoais. Fotos de crianças então, nem pensar!!! O facto de privatizar os álbuns dá-me alguma segurança, mas sei que poderá não ser suficiente.
Nós podemos ter boas intenções com o uso da Internet, mas nem todos assim o fazem. Hoje em dia, todo o cuidado é pouco! :s

Mary 10:34 da tarde, agosto 06, 2009  

Meninas, como tudo na vida, há que reinar, antes de mais nada, o bom-senso.
Devemos pensar duas vezes antes de publicar este ou aquele post e salvaguardar aqueles que nada têm a ver com o facto de querermos ou não expor certos aspectos da nossa vida privada.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP