terça-feira, 11 de agosto de 2009

Agosto: Família

Este espaço inaugura hoje uma nova rubrica: Tema do Mês. Facílimo: todos os meses este blog e a sua blogger destacarão um tema sobre o qual irão divagar, questionar, criticar ou, simplesmente, falar. Shall we begin?

Agosto, verão e férias rimam com Família.
No dicionário, Família é um "Conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e, principalmente, dos que moram com ela." ou "Hist. nat. Grupo de animais, de vegetais, de minerais que têm caracteres! comuns." (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Para Fernando Pessoa, "Uma família não é um grupo de parentes; é mais do que a afinidade do sangue, deve ser também uma afinidade de temperamento. Um homem de génio muitas vezes não tem família. Tem parentes." (in Citador)

Na qual nascemos. Aquela que escolhemos. A que acolhe-nos. Daquela que fazemos parte. A que formamos. Naquela onde somos felizes. Com a qual discutimos e fazemos as pazes. Pela qual lutamos. A que cuida de nós.
Ah família, família: sem dúvidas, o melhor do mundo!

Continuará a família a ser o pilar da sociedade?

3 Comentário(s):

Anónimo 11:00 da tarde, agosto 11, 2009  

apesar de todas as crises, acho que a familia, os laços afectivos e de sangue unidos acabam por continuar a ser o pilar da sociedade.

Isabel 10:26 da manhã, agosto 12, 2009  

É um dos pilares, sim. Mas nenhuma sociedade, ou melhor, nenhum indíviduo - sozinho ou no colectivo - sobrevive apenas com o apoio do pilar família. Precisa de outros, sendo que todos se complementam!

Jujikas 9:27 da tarde, agosto 14, 2009  

«Uma família não é um grupo de parentes; é mais do que a afinidade do sangue»...

É verdade!!!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP