terça-feira, 7 de julho de 2009

Top 3 - Livros

Ontem, uma amiga perguntou-se qual era o meu Top 3 de livros de todos os tempos. Pensei, pensei e pensei. Não é fácil eleger num universo tão grande (ainda que não seja assim tão grande como o do Marcelo Rebelo de Sousa) apenas 3 livros. Foi então que resolvi escolher livros que, em diferentes etapas da minha vida, marcaram-me de uma forma ou de outra.

Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcellos
Andava no 8º ano, quando uma amiga chegou ao pé de mim completamente histérica por ter lido um livro magnífico. Lembro-me dela dizer: tens de lê-lo. Eu, que adoro um desafio, aceitei. Emprestou-mo. Li-o. Adorei-o.

A Lua de Joana, de Teresa Gonzalez
Numa altura que também era adolescente e também escrevia num diário, este livro que chegou-me também através de uma amiga, foi devorado num ápice. Provavelmente porque estava a viver longe da minha família e dos meus amigos mais próximos, este livro foi um marco muito importante no moldar da minha personalidade e na minha forma de pensar e agir.

O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez
Li-o numa fase mais madura da minha vida e a enquanto vivia (e continuo a viver) um grande amor. Foi o meu primeiro contacto com o escritor colombiano e o enredo marcou-me duma forma bastante peculiar. Não sendo uma pessoa nadinha romântica, este livro trouxe ao de cima o mais lamechas de mim. Gabriel García Márquez fez-me acreditar que "Quem espera, sempre alcança" e que "Enquanto há vida, há esperanças".

5 Comentário(s):

Kelle 11:42 da tarde, julho 07, 2009  

Dos três, apenas li "A Lua de Joana". Lembro-me de ter devorado o livro num instante, adorei, se calhar porque na altura também eu tinha uma amiga a ir por uns caminhos diferentes. Felizmente o desfecho da nossa história nada teve a ver com a do livro e ainda hoje somos as melhores amigas, apesar do pouco contacto que temos tido! Recomendo-o a todos os adolescentes na fase da descoberta!

Mary 12:33 da manhã, julho 08, 2009  

Kelle, by the way, qual é o teu Top 3?

Kelle 12:40 da manhã, julho 08, 2009  

Isso é uma pergunta difícil, de facto :) Prometo pensar bem sobre esse assunto depois de sexta pode ser? ;)

The Star 3:08 da tarde, julho 08, 2009  

Tenho de ler o Pé de Laranja Lima. Vi o musical e adorei. Sei que é uma história triste, mas muito ternurenta, também.
Li O Amor nos Tempos de Cólera, mas não fiquei "enfeitiçada" como tu. Adorei a história sim, mas o sr. Gabriel García Márquez não tem uma escrita muito fácil e até é algo enfadonha, maçuda. Mas a história é linda, gostei tanto que fui ver o filme ao cinema, mas o filme não tem nada a ver. Sempre a eterna história que o filme não consegue transmitir o mesmo sentimento que o livro. :p

Mary 3:54 da tarde, julho 08, 2009  

Kelle, eu fico à espera e depois vou cobrar :p

Star, adorei o livro e achei a adaptação ao cinema bastante fiel. Quando ao GGM, é certo que o senhor escreve complicado, mas eu gosto porque obriga-me a ler com atenção redobrada e a exercitar a memória.
:-)

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP