quarta-feira, 11 de março de 2009

Book@Abril

Título: Nenhum Olhar, de José Luís Peixoto
Sinopse: Numa aldeia do Alentejo, com um pano de fundo de uma severa pobreza, o autor vai tecendo histórias de homens e mulheres, endurecidos pela fome e pelo trabalho, de amor, ciúme e violência: o pastor taciturno que vê o seu mundo desmoronar-se quando o diabo lhe conta que a mulher o engana; o velho e sábio Gabriel, confidente e conselheiro; os gémeos siameses Elias e Moisés, cuja terna comunhão se degrada no momento em que um deles se apaixona; ou o próprio Diabo. As suas personagens são universais, assim como a sua esperança face à dificuldade. (in Wook)
Curiosidades: nos USA, o livro foi traduzido com o título The implacable order of things e no mercado inglês, por Blank Gaze.

Considerações gerais: o senhor escreve bem, aliás, escreve muito bem, mas escreve difícil para pessoas que não são muito adeptas de poesias (o meu caso). Todo o texto é ele em forma de poesia e, a certa altura, tive a sensação de estar perante uma declamação dos acontecimentos. Uma escrita diferente do que estou habituada e, sem dúvidas, um grande escritor e um bom livro.
Tenho mais um livro do Luís, mas vou esperar mais algum tempo até lê-lo. Preciso digerir este.

Book@Maio
:
tenho uma amiga que gosta muito desta autora e, depois de tanto tempo, chegou a altura de mergulhar no mundo da Laura Esquível. Com um nome bastante sugestivo, conto deliciar-me, nos próximos dias, com Como Água para Chocolate.

5 Comentário(s):

Célia 9:37 da tarde, março 11, 2009  

Um dia hei-de experimentar o Peixoto, quando estiver para aí virada!

Quanto ao que vais começar, ou muito me engano ou vais despachá-lo num instantinho :)

Isabel 10:13 da tarde, março 11, 2009  

Eu amei o "Como água para chocolate"! depois de o ler, tornou-se um dos meus livros de eleição! é simplesmente genial! Depois conta se n houve partes em q sentiste o gosto da comida e se n passaste a olhar para o gesto de cozinhar de outra forma! Beijos

The Star 9:31 da manhã, março 12, 2009  

Tu vais lançada, miúda!!! ;)

Mary 9:37 da manhã, março 12, 2009  

Cristina e Isabel, já estou a adorar pelas poucas páginas que li ontem à noite. Gostei bastante da ideia de cada capítulo, que representa casa mês do ano, começar com uma receita. Promete!

Star, por acaso está a correr bem, mas é porque arranjei um sistema de prioridades: posso ver séries/filmes, mas todas as noites, antes de dormir, leio durante uma meia horazita (conforme o cansaço e o sono).

Cristina 1:24 da tarde, março 12, 2009  

Ainda estamos a meio de Março e já despachaste o livro do mês? Sim, senhora, boa caminhada.

Nunca li nada deste autor nem tenho grande interesse. Parece-me demasiado pesado e depois isto da poesia não é nada o meu campo.

Tenho o livro que vais ler na lista de espera. Já ouvi críticas positivas e negativas... Vou ver agora como será a tua :)


Boas leituras!

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP