terça-feira, 3 de março de 2009

Movie@cinema #13

(Breve introdução: marcado pelo regresso de Mickey Rourke e pela sua nomeação para Óscar de Melhor Actor, pela Marisa Tomei, cujo papel também valeu-lhe a nomeação para Óscar de Melhor Actriz Secundária e apesar de ter um nome pouco atractivo, resolvi arriscar e ir vê-lo ao cinema. Aposta ganha! Preparem-se que o The Wrestler vai entrar no ringue.)

Título: The Wrestler (em português, O Wrestler)
Ano: 2008
Realizador: Darren Aronofsky
Género: Drama, Acção
Elenco Principal: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood.
Sinopse: No final dos anos 80, Randy "The Ram" Robinson (Mickey Rourke) era um dos principais lutadores de wrestling profissional. Agora, vinte anos mais tarde, ele ganha a vida com as suas representações estimulantes para um punhado de fãs conservadores de wrestling em ginásios de escolas secundárias e centros comunitários perto de Nova Jersey. De relações cortadas com a filha (Evan Rachel Wood) e incapaz de manter relações reais, Randy vive para a emoção do espectáculo e para a adoração dos fãs. Mas um ataque de coração vai atirá-lo para a reforma. À medida que o seu sentido de identidade começa a desvanecer-se, Randy começa a reavaliar a vida - tentando uma reconciliação com a sua própria filha e iniciando um promissor romance com uma velha stripper (Marisa Tomei). Mas nada se compara com a sedução do ringue e a paixão pelo wrestling, o que ameaça arrastar Randy "The Ram" de volta a este mundo. (in Cinema PTGate).

Randy 'The Ram' Robinson: I don't hear as good as I used to, and I ain't as pretty as I used to be. But I'm still here - I'm the Ram.

Trailer:


Pontos Mary: 7.8 em 10.

Considerações gerais: já foi dito e escrito quase tudo sobre este filme (digo quase porque nunca diz-se tudo). Que Mickey e Marisa estão excelentes, todos já sabem, mas quem eu queria realçar é a pequena Evan Rachel Wood que, nos poucos minutos que está em cena com Mickey (que faz de pai dela), mostra que tem muito jeitinho para a coisa. A realização é brutal com planos de uma genialidade inquestionável, desde as lutas (de realçar que detesto wrestling), passando pelas imagens de um passeio entre pai e filha. Visto numa tela de cinema, as cenas ganham uma espectacularidade indescritível e algumas cenas impressionaram-me a ponto de fechar os olhos. A música acompanha as cenas de forma sublime.
Nuno Markl, escreve no seu blog "este filme é cinema do melhor: caloroso, humano, violentíssimo a vários níveis, mas nunca gratuito".
Vejam o filme, se possível no cinema, e não se preocupem porque o wrestling faz parte e é bastante real.

Palavra-chave : sonho!

3 Comentário(s):

Cristina 11:57 da manhã, março 04, 2009  

Estou muito curiosa para ver o filme. O trailer impressionou-me, a música do Bruce Springsteen dá-lhe uma conotação mais sentimental e as críticas têm sido excelentes. Parece que merecia mais nos óscares.

JPT 5:14 da tarde, março 04, 2009  

Já vi e posso dizer que é um filme razoável. Not oscar material.

The Star 7:58 da tarde, março 04, 2009  

Aqui discordo com o JPT. ;)
Acho que o filme é merecedor, no mínimo das nomeações que teve para os Óscares.
Gostei imenso do argumento e gostei particularmente das interpretações.
O Mickey está fenomenal, nunca pensei que um filme onde o wrestling (que em tempos acompanhei!) fosse tema, pudesse ser tão bom e que ele (o Mickey) ainda conseguisse uma interpretação tão verdadeira quanto esta.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP