sábado, 15 de março de 2008

Mais um escritor

Aproveitando as viagens ao trabalho, acabei de ler este livro que nem era assim tão grande, mas era violento nas palavras e nas acções que narra.

"Desgraça" valeu a J. M. Coetzee o seu segundo Booker Prize, em 1999. É um romance sombrio, da África do Sul pós-Apartheid. David Lurie, 52 anos, professor universitário na Cidade do Cabo, é expulso da Universidade por causa de um affair sexual com uma aluna. Decide então ir viver para a quinta da sua filha Lucy, uma ex-hippy que se convertera à terra. É ela que trata da herdade e tenta viver o melhor que pode a sua relação com os vizinhos negros. A determinada altura, a quinta é assaltada por três homens que violam Lucy, fecham o pai na casa-de-banho, vandalizam a casa e pegam-lhe fogo. O mundo de David Lurie desaba por completo. Como irá ele sobreviver-lhe? Apesar de passado na África do Sul e de alguns dos episódios descritos nos trazerem à memória a actual crise do Zimbabwe, da qual o romance foi como que uma espécie de presságio, "Desgraça" é uma metáfora ácida sobre o mundo dos nossos dias escrito sem moralismos de qualquer espécie.

O livro não é mau, mas também não achei que fosse nenhuma obra-prima (dentro das minhas capacidades de analisar uma obra literária, afinal, sou uma mera leitora!).
Vale sempre a pena ler mais um livro e conhecer mais um escritor...

De seguida, vou entrar na história Tudo por Amor, da Jodi Picoult.

2 Comentário(s):

The Star 10:17 da tarde, março 16, 2008  

Eu ando a tentar ler um livro há meses, mas parece que nunca me chega o tempo para o terminar. Não é que não esteja a ver interessante, mas demoro tanto tempo a pegar nele que quando retomo, tenho de recapitular um pouco o que li para trás. :P

Cristina 10:11 da manhã, março 24, 2008  

O livro "Tudo por Amor" é simplesmente apaixonante. Acho que vais gostar.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP