sábado, 23 de junho de 2012

O Terceiro Gémeo

Título original: The Third Twin
Género: Romance
Autor: Ken Follett
Ano:1996

Sinopse: A cientista Jeannie Ferrami, especialista em gémeos e nos componentes genéticos da agressão, faz uma descoberta espantosa. Recorrendo a um banco de dados do FBI, descobre dois homens que parecem ser gémeos verdadeiros: Steve, estudante de direito, e Dennis, assassino condenado. No entanto, nasceram em dias diferentes, de mães distintas, em hospitais separados por centenas de quilómetros.
Que segredo terá ela desvendado? Poderá confiar no seu chefe e mentor, ou terá de pôr a sua vida nas mãos de Steve Logan, o gémeo por quem se apaixona, apesar de ele estar envolto em intriga e suspeita? Uma coisa é certa: não há nada que faça certas pessoas deixar de conspirar na sombra… (in Wook)

A jovem cientista Jeannie Ferrami dedica-se à investigação e estudo de gémeos univetelinos (gémeos verdadeiros ou clones) que tenham sido separados à nascença. O seu objectivo é provar que a criminalidade não é herdada, mas sim adquirida através/por causa da educação que cada um recebe.
No entanto, é quando Ferrami descobre o par de gémeos perfeito para o seu estudo, que as coisas se complicam e ela começa a deparar-se com mais perguntas que respostas.
Steve e Logan têm tudo para serem gémeos verdadeiros, mas nasceram em dias diferentes e são filhos de pais diferentes. Como?

- Mas há uma questão: o ADN faz-nos ser aquilo que somos. Então, se mudares o meu ADN, será que me transformo numa pessoa diferente?
- Não é só o ADN que te faz ser o que és. É também a tua educação. É disso que trata o meu trabalho.
- E que tal vai ele?
- É empolgante. Esta é minha grande oportunidade, Patty.
(extracto retirado da pág. 24)

Através da investigação de Jannie FerramiFollett narra, não apenas uma história sobre a ciência e a clonagem, mas também visita questões como individualidade, influência que os outros têm em nós e nas nossas tomadas de decisões ou questionar as razões e "boas intenções" que estão, muitas vezes, por trás dos ditos grandes avanços da ciência.

A história de Ferrami e os acontecimentos seguintes a um crime cometido no campus da Universidade convergem para formar um enredo cheio de suspense e com uma componente policial e de caça ao criminoso. Enquanto isso, o outro núcleo forte da história que não quer ver o seu plano desfeito, contra-ataca com toda as armas que tem ao seu dispor.

Gosto da forma como este autor tece as suas histórias. Nesta obra, Follett juntou ao enredo uma forte componente científica (através de factos explicações) e a menina gosta muito. Com Jeanni Ferrami, criou e apresentou-nos, não só uma mulher determinada, profissional, justa, por vezes insegura, mas, acima de tudo, credível e amável.

Depois de gostado de ler Os Pilares da Terra - Volume I e Volume II, resolvi arriscar mais um livro do autor e estou mais que convencida. Que venham mais...
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP