Das poupanças...
No dia 31 de Outubro comemorou-se o dia Mundial da Poupança e, nunca como agora, fez tanto sentido poupar. O esposo e eu somos poupadinhos, tomando como referência algumas pessoas à nossa volta, mas, baseado noutras, podíamos esforçar-nos por poupar mais um bocado. No mês de Outubro, colocamos mão à obra.
Para saber onde cortar gastos, é preciso saber para onde vai o dinheiro. Assim sendo, criámos uma folha de cálculo para registar as despesas com as ditas separadas em diferentes grupos:
1) Despesa com casa e serviços: incluí o empréstimo da casa, água, luz, gás, televisão, internet, telemóveis e seguro da casa;
2) Despesas com carro e viagens: para registar gastos com a prestação do carro, portagens e combustível;
3) Refeições fora de casa: almoços e jantares feitos em restaurantes (o grupo onde pode-se sempre poupar mais);
4) Compras supermercado: para os gastos feitos no supermercado, com a alimentação ou para a casa;
5) Outras despesas: neste grupo registam-se gastos com escola (foi bem pesado em Outubro), roupas, livros e outros gastos pontuais de casa mês.
No final do ano, e com base nas despesas de Outubro, Novembro e Dezembro, faremos a nossa análise para perceber quais os gastos que podemos cortar em 2012.
3 Comentário(s):
Curioso para ver o resultado em jeito de análise no fim do ano...
Há quase 2 anos comecei exactamente uma folha de cálculo para ver onde gastava o meu dinheiro e consegui até tirar algumas conclusões daí. Sendo que sou uma pessoa até poupada (comparando com uns e outros, como dizes) mas que também faço umas pequenas extravagâncias de vez em quando, fico sempre contente quando consigo organizar o pé de meia à maneira de tirar uns trocos para uma viagem de férias a qualquer lado, é uma espécie de objectivo pessoal! Agora vão ser mais 2 anos a poupar para outra viagem à Ásia :D
Hélio, estaremos cá para ver se houve poupanças ou não.
Kelle, eu acredito mesmo que registar as despesas é uma forma de controlar os gastos. Estou a ver que a viagem valeu a pena.
Enviar um comentário