quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Das poupanças...

No dia 31 de Outubro comemorou-se o dia Mundial da Poupança e, nunca como agora, fez tanto sentido poupar. O esposo e eu somos poupadinhos, tomando como referência algumas pessoas à nossa volta, mas, baseado noutras, podíamos esforçar-nos por poupar mais um bocado. No mês de Outubro, colocamos mão à obra.

Para saber onde cortar gastos, é preciso saber para onde vai o dinheiro. Assim sendo, criámos uma folha de cálculo para registar as despesas com as ditas separadas em diferentes grupos:

1) Despesa com casa e serviços: incluí o empréstimo da casa, água, luz, gás, televisão, internet, telemóveis e seguro da casa;
2) Despesas com carro e viagens: para registar gastos com a prestação do carro, portagens e combustível;
3) Refeições fora de casa: almoços e jantares feitos em restaurantes (o grupo onde pode-se sempre poupar mais);
4) Compras supermercado: para os gastos feitos no supermercado, com a alimentação ou para a casa;
5) Outras despesas: neste grupo registam-se gastos com escola (foi bem pesado em Outubro), roupas, livros e outros gastos pontuais de casa mês.

Poupança = Ordenado do esposa + Ordenado da esposo - Gastos.

No final do ano, e com base nas despesas de Outubro, Novembro e Dezembro, faremos a nossa análise para perceber quais os gastos que podemos cortar em 2012.

3 Comentário(s):

Hélio Félix 12:33 da tarde, novembro 02, 2011  

Curioso para ver o resultado em jeito de análise no fim do ano...

Kelle 4:03 da tarde, novembro 02, 2011  

Há quase 2 anos comecei exactamente uma folha de cálculo para ver onde gastava o meu dinheiro e consegui até tirar algumas conclusões daí. Sendo que sou uma pessoa até poupada (comparando com uns e outros, como dizes) mas que também faço umas pequenas extravagâncias de vez em quando, fico sempre contente quando consigo organizar o pé de meia à maneira de tirar uns trocos para uma viagem de férias a qualquer lado, é uma espécie de objectivo pessoal! Agora vão ser mais 2 anos a poupar para outra viagem à Ásia :D

Mary 12:25 da manhã, novembro 03, 2011  

Hélio, estaremos cá para ver se houve poupanças ou não.

Kelle, eu acredito mesmo que registar as despesas é uma forma de controlar os gastos. Estou a ver que a viagem valeu a pena.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP