sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Mar de Ferro

(Contém spoilers para quem não leu os livros I, II, III, IV, V, VI e VII)

Título original: A Feast for Crows
Género: Fantasia
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2005

Sinopse: Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objectivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz?
Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo?
A guerra está prestes a terminar mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim? (in Wook)

Enquanto a maquiavélica Cercei engendra novos planos para manter o seu lugar de rainha intocável, os homens de ferro, comandados pelo recente rei eleito, Euron Greyjoy, começam os preparativos para a tão esperada vingança e guerra cujo objectivo é conquistar Westeros. Com Jaime longe de Porto Real, na tentativa de colocar um ponto final no impasse em Correrrio, Cercei vê-se envolta numa teia muito emaranhada mesmo para alguém tão manhosa como ela. Poderá o irmão ser a salvação da Rainha?
- (...) querido, eu conheço-te desde que eras um bébe ao colo de Joanna. Sorris como Gerion e lutas como Tyg, e há um pouco de Kevan em ti, caso contrário não usarias esse manto... mas o filho de Tywin é Tyrion, não tu. Eu disse-o uma vez na cara do teu pai, e ele não me falou durante meio ano. Os homens são uns palermas tão monumentais. Até aqueles que aparecem uma vez a cada mil anos.
Este é o menos bom, porque não posso dizer que tenha sido mau, de todos os volumes que já li desta saga. A minha classificação deve-se ao facto de ser o mais pequeno em número de páginas e o mais centrado em apenas um grupinho de personagens. (embora o texto do Martin tenha explicado as suas razões ao dividir o livro desta forma).

Como diriam os brasileiros, só deu Jaime e Cercei. Apesar de adorar o Jaime e, mesmo não gostando particularmente da Cercei, gosto de acompanhar os seus planos e não há como não mão bater palmas depois de ler este livro. No entanto, fica sempre aquela sensação que podiasse ter dado mais enfoque a outros personagens e outras linhas da história.

A Brienne continua a crescer em mim e estou desejosa de vê-la na série, apesar de achar que será complicado caracterizá-la com a imagino. A minha Brienne não é feia, é apenas uma mulher diferente.

Que foi feito do Bran? Será que alguma vez saberemos o que aconteceu a Rickon?
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP