quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Costa dos Murmúrios

Título original: A Costa dos Murmúrios
Género: Romance
Autor: Lídia Jorge
Ano: 1988

Sinopse: Romance de um império de ocupação de costa, nada é atenuado ou escamoteado neste livro. Enredo e personagens arrastam consigo o significado caótico de um universo desregulado, onde o risco permanente torna os protagonistas dependentes em extremo de fortuitas coincidências. (in Wook)

Estamos em África, nos princípios dos anos 70 e com a guerra colonial como pano de fundo. No centro da trama, estão dois casais, Eva Lopo e o alferes Luís Alex, e Helena de Tróia e marido Capitão Forza Leal. Cabe à primeira, a responsabilidade de narrar as suas histórias. Quando os maridos eram destacados para partir em missões que os obrigavam a deslocar-se para o mato, o Hotel Stella Maris tornava-se na residência temporária das esposas. E é aí que Lídia Jorge tece a vida de um grupo de pessoas peculiares que tentam sobreviver num continente em guerra e, acima de tudo, num continente onde reina a incerteza no amanhã.

"África é amarela, minha senhora – disse o comandante, apertando pelo carpo a mão de Evita – "As pessoas têm de África ideias loucas. As pessoas pensam, minha senhora, que África é uma floresta virgem, impenetrável, onde um leão come um preto, um preto come um rato assado, o rato come as colheitas verdes, e tudo é verde e preto. Mas é falso, minha senhora, África, como terá oportunidade de ver, é amarela. Amarela-clara, da cor do whisky!"
Enquanto escrevo esta review, tento decidir se gostei ou não da leitura. Ainda não sei e está cada vez mais complicado. A história é estranha ou pelo menos eu achei-a estranha.
Gosto de ler sobre África e gosto ainda mais de ler sobre a África doutros tempos. O choque cultural e a forma de vida fascinam-me.

A escrita é, sem dúvida, a mais valia do livro. O enredo dos personagens não cativou-me e talvez seja essa a razão que faz com que seja complicado ter uma opinião sobre este livro. Terei de ler outro livro da Lídia, antes de colocá-la totalmente de lado.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP