quinta-feira, 31 de março de 2011

O Grande Gatsby

Título original: The Great Gatsby
Género: Romance
Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano: 1925

Sinopse: Francisco Pinto Balsemão destaca a importância desta história,que tal como as melhores tragédias,é também um romance-não apenas o romance sem qiualquer tipo de esperança entre o misterioso Gatsby e Daisy Buchanan,mas entre Gatsby e as próprias possibilidades da América. Um clássico da literatura,a incursão viva pelos loucos anos vinte e pela era do jazz,o retrato fiel dos excessos e prazeres de toda uma década. Fitzgerald construiu neste livro uma história que retrata a decadência da sociedade e a impossibilidade do sonho americano,ao mesmo tempo que transmite uma poderosa mensagem de exclusão e fraude,que pressagiou a Grande Depressão dos anos 30. (in Wook)

Jay Gatsby é um homem rico que leva a vida envolta em grande mistério. Muda-se para uma mansão perto da casa de Nick e traz com ele riqueza e noites de festas que despertam a curiosidade de pessoas que tentam perceber a origem da sua fortuna.
Certa noite, Nick Carraway é convidado para uma das festas de Gatsby e, depois de travarem conhecimento, os dois homens conversam, descobrem afinidades e tornam-se amigos.
No entanto, Nick descobre que a mudança de Gatsby para aquela mansão não foi fruto do acaso. Ele tem um propósito e está a contar com ele para concretizá-lo. Estará Nick disposto a ajudar Gatsby a encontrar o seu amor?

Em comparação, a minha casa era uma coisa que ofendia o olhar de qualquer um, mas como era pequena, sempre passava despercebida e, fosse como fosse, eu tinha o panorama da baía, uma vista parcial do relvado do meu vizinho e a consoladora proximidade de milionários - e tudo por oitenta dólares mensais.
Mais uma história de amor proibido entre dois jovens de classes diferentes, regada com sentimentos de orgulho ferido que levam um homem a enriquecer através de métodos obscuros.

Através dos olhos e palavras de Nick, o leitor conhece Gatsby e a sua história desde quando foi rejeitado por ser pobre, ou começa a ser adorado porque enriquece ou quando é abandonado por aqueles que nunca foram seus amigos e só estavam à volta dele por causa do dinheiro e das festas.

Talvez por ter poucas páginas, soube-me a pouco e fiquei com a sensação que quando a leitura começou mesmo a ficar estimulante, acabou.
Apesar de não ter sido uma leitura marcante, esteve à altura.

(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP