domingo, 21 de novembro de 2010

Mulherzinhas

Género: Romance

Título original: Little woman
Autor: Louisa May Alcott
Ano: 1868

Sinopse: Publicada em 1868, esta obra segue as vidas, os amores e as tribulações de quatros irmãs que crescem durante a Guerra Civil Americana. A história é baseada nas experiências de infância que a autora partilhou com as suas verdadeiras irmãs, Anna, May e Elizabeth. Aqui, as protagonistas são Jo, Meg, Beth e Amy. (in Wook)

Jo é maria-rapaz e sonha em ser escritora. Meg, irmã mais velha, é considerada a mais bonita das irmãs. Beth é a mais tímida e frágil. Amy é a caçula da família. São as 4 irmãs e as mulherzinhas desta história.
Com a figura paterna ausente por causa da guerra, as meninas partilham a casa com a mãe e Hannah e são vizinhas de James e Laurie Laurence, com avô e neto a desempenharem um papel muito importante no crescimento das 4 irmãs.
Alcott leva o autor a pessear pelas experiências, preocupações, descobertas, aprendizagens, sofrimento, alegrias, tristezas, modo de vida e ambições das 4 mulherzinhas.
— Não há direito que algumas meninas tenham montes de coisas lindas e que outras não possuam nada - acrescentou a Amy, com uma pontinha de despeito.
— Em todo o caso, temos pai e mãe, e temo-nos também umas às outras — disse a Beth, do seu cantinho, com voz resignada e contente.

A escrita é simples e acessível e os diálogos transportam o leitor para aquela casa familiar e acolhedora, fazendo com que façamos parte da família March.
Este é um romance de época, um dos meus temas favoritos, e Alcott não poupou na forma detalhada como descreve as paisagens, as casas, os costumes e as endumentárias. Tratando-se de um romance autobiográfico, onde Alcott é Jo, o leitor fica a conhecer mais um pouco sobre a escritora.

Através dos vários capítulos, a autora deixa o leitor com muitos pensamentos e lições de vida, aplicadas e uma casa cheia de pequenas mulheres com diferentes personalidades e maneiras de ver a vida. Esta é uma história de uma época em que a guerra obrigou os homens a estarem longe de casa e as mulheres a terem de sair de casa e aprender um ofício.
Um livro simples e emotivo sobre uma família igual a tantas outras.

(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP