terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Insustentável Leveza do Ser

Género: Romance

Título original: The Unbearable Lightness of Being
Autor: Milan Kundera
Ano: 1984


Sinopse: A Insustentável Leveza do Ser é seguramente um dos romances míticos do século XX, uma daquelas obras raras que alteram o modo como toda uma geração observa o mundo que a rodeia. (in Wook)


Tchecoslováquia, 1960. Tomas. Tereza. Sabina. Franz. Karenin.
Tomas, médico de profissão, é um homem desligado da política e mais interessado nos prazeres da carne. Sempre a evitar envolvimentos maiores, está constantemente a entrar e sair dos lençóis das suas várias parceiras sexuais. No entanto, duas mulheres são presenças constante na vida do médico: Sabina e Tereza.
Com a Primavera de Praga, Tomas, Tereza, Sabina, Franz e Karenin são obrigados a mudar o rumo das suas vidas.
O mais pesado fardo nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. Na poesia amorosa de todos os séculos, porém, a mulher deseja receber o peso do corpo masculino, O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital. Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira.
Este é um livro com uma forte vertente política e filosófica. Kundera aborda temas como a invasão russa de 1968, a perseguição política, a teoria do eterno retorno de Nietzsche, o pensamento de Descartes e a filosofia de Parménides.

Mais que histórias de amor e sexo entre os personagens, Kundera questiona a casualidade da vida e dos encontros, as diferentes ligações de necessidade que se criaam entre as pessoas e o relacionamento entre o homem e o seu animal de estimação (Karenin - cadela).

Não é um livro de fácil leitura e deve ser digerido em pequenas porções. No entanto, é uma obra super interessante para pessoas que, tal como eu, gostam de ler sobre estes assuntos.

(4/5)

P.S: fiquei com curiosidade de ver o filme, datado de 1988, com Daniel Day-Lewis no papel de Tomas.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP