sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Sétimo Véu

Género: Romance

Título original: O Sétimo Véu
Autor: Rosa Lobato de Faria

Sinopse: Lar é onde se acende o lume e se partilha mesa e onde se dorme à noite o sono da infância. Lar é onde se encontra a luz acesa quando se chega tarde. Lar é onde os pequenos ruídos nos confortam: um estalar de madeiras, um ranger dos degraus, um sussurrar de cortinas. Lar é onde não se discute a posição dos quadros, como se eles ali estivessem desde o princípio dos tempos. Lar é onde a ponta desfiada do tapete, a mancha de humidade no tecto, o pequeno defeito no caixilho, são imutáveis como uma assinatura conhecida. Lar é onde os objectos têm vida própria e as paredes nos contam histórias. Lar é onde cheira a bolos, a canela, a caramelo. Lar é onde nos amam. (in Wook)

Mila, Júlia, Ana Salomé e Joana: 3 gerações de mulheres que nasceram, viveram ou frequentam na casa das Lias.
Joana é médica e vive sozinha em Lisboa. Irmã de Marta, viveu toda a vida com um grande sentimento de culpa, para o qual não consegue arranjar causa.
Ana Salomé, casada com João, é mãe de Joana e Marta e filha de Júlia.
Mila, a governanta da casa, nunca teve a sua própria família e foi mais que uma mãe para Ana Salomé. Por ter sido governanta durante muitos anos, conhecia todos os segredos dos patrões. Actualmente a viver numa casa de repouso para idosos, é ela quem conta a história das mulheres da casa das Lias.
Porque não vale a pena cumprir feitos heróicos, dar a volta ao mundo num bote, ganhar o prémio Nobel, descobrir a pólvora, se não tivermos um lugar para onde voltar, onde alguém nos espera com uma sopa e um sorriso.
Através das palavras de Mila, que por sua vez está a contar a história a uma moribunda da casa de repouso, Rosa conta de forma simples, intrigante e surpreendente as várias facetas da vida das mulheres da casa da Lias.

É o primeiro livro que leio da autora e gostei. A história é simples, mas muito envolvente e com o suspense sempre sempre. À medida que se avança na leitura, aumenta a ansiedade para o confronto como o segredo que une as mulheres das diferentes gerações.
Apesar do fim não ter sido surpreendente, acabei por gostar da forma como ela terminou a história mostrando que, in the end, há sempre valores que falam mais alto e um desses valores é, invariavelmente, a família.

De realçar ainda os poemas presentes na obra, de que são exemplos, a sinopse ou a passagem que destaquei.

Palavra-chave: família.

Rosa Lobato de Faria foi uma aposta ganha e quero ler outro livro dela. Recomendo.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP