sexta-feira, 25 de junho de 2010

O Pacto

Género: Romance

Título original: The Pact
Autor: Jodi Picoult

Sinopse: Há dezoito anos que os Harte e os Gold vivem lado a lado, partilhando tudo, desde comida chinesa e varicela até irem buscar os filhos uns dos outros à vez. Quer os pais quer os filhos são melhores amigos, por isso, não é nenhuma surpresa quando a amizade entre Chris e Emily se transforma em algo mais na altura do liceu. Tornaram-se almas gémeas no momento em que Emily nasceu. Quando ligam do hospital por volta da meia-noite, ninguém está preparado para a verdade terrível: Emily, com apenas dezassete anos, está morta devido a um tiro na cabeça, aparentemente resultado de um pacto suicida. A arma contém uma bala que Chris diz à polícia estar-lhe destinada, mas uma detective local tem dúvidas. Os Harte e os Gold, num único momento aterrador, têm de encarar o pior medo de um pai: será que conhecemos mesmo os nossos filhos? (in Wook)

Cresceram juntos e têm meia dúzia de meses de diferença de idade. Filhos de Gus e James e de Melanie e Michael, Chris e Emily pareciam destinados um ao outro, de tal forma que o início do namoro, entre os jovens, não apanhou ninguém de surpresa.
A escassos meses de Chris completar 18 anos, Gus e James são informados que o filho esteve envolvido num acidente e encontra-se hospitalizado. No hospital, deparam com um cenário que irá mudar para sempre as suas vidas e as vidas de Melanie e Michael.
Poderá a amizade entre as duas famílias sobreviver à perda e ao sentimento de culpa?
- Ela era tudo o que eu não era. E eu era tudo o que ela não era. Ela conseguia desenhar qualquer coisa, eu não consigo fazer uma linha recta. Ela nunca fez desporto, eu nunca deixei de fazer. - Cris levantou a mão aberta e dobrou os dedos.
- A mão dela cabia na minha - disse.
Jodi Picoult é conhecida por escrever sobre temas actuais e controversos, levando o leitor a questionar e tomar posições sobre os mais complicados assuntos. Este livro não é excepção.
Gostei da forma como a autora conta a história, recorrendo aos flashbacks e a capítulos em que os personagens são narradores e contam as suas histórias na primeira pessoa.
O livro começa com o fim. Sabe-se como acaba, mas este conhecimento não faz com que o percurso e a descoberta da verdade sejam menos estimulantes. Picoult consegue manter o suspense e vai deixando pistas e possíveis desfechos para a história de Chris e Emily.
Depois de começar a leitura, torna-se complicado deixar o livro de lado.

É o segundo livro que leio da autora e gostei.

Amizade. Família. Traição. Fé. Mentiras. Perdão. Amor. Sofrimento. Juventude. Morte. Culpa.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP