domingo, 6 de junho de 2010

Invictus

Título Nacional: Invictus
Ano: 2009
País: EUA
Género: Drama
Realização: Clint Eastwood
Elenco principal: Matt Damon, Morgan Freeman, Scott Eastwood.

Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) sabia que o seu país continuava racista e economicamente dividido, fruto do apartheid. Acreditando que poderia unir o seu povo através da linguagem universal do desporto, Mandela apelou à equipa de rugby, que fez uma improvável caminhada até à final do Campeonato do Mundo de 1995. (in Cinema PTGate)

Nelson Mandela: I thank whatever gods may be / For my unconquerable soul. / I am the master of my fate / I am the captain of my soul.

Após 27 anos preso, Nelson Mandela é libertado e eleito Presidente da África do Sul. Propôs-se a unir o povo sul africano e conseguiu-o através da Springboks (equipa e rugby) que, para a maioria, lembrava o regime do aparthaid e não devia ser a representante da África do Sul.

O seu primeiro discurso na presidência dirigido aos trabalhadores que abandonavam o barco pedindo-os que ficassem para construírem um país melhor, a sua extrema simpatia e preocupação para conhecer as pessoas pelos nomes ou fazer a exigência que os guarda-costas devem sempre sorrir quando empurram as pessoas, foram apenas alguns dos momentos deliciosos e emocionantes ao longo das 2 horas de filme.

As interpretações estiveram à altura e a banda sonora muito boa.

Um filme excelente sobre um homem extraordinário que foi capaz de perdoar os seus opressores em vez de escolher o caminho da vingança quando teve a faca e o queijo na mão.
Não há como não gostar do filme porque não há como não gostar de Nelson Mandela.

(9/10)

Um filme para conhecer melhor umas das mais importantes e extraordinárias figuras do século XX/XXI.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP