sábado, 8 de maio de 2010

Siddhartha

Género: Religião/aventura

Título original: Siddhartha
Autor: Hermann Hesse

Sinopse: Filho de um brâmane, desde cedo Siddhartha se destacou pela sua inteligência, a ponto de familiares e amigos lhe augurarem um futuro brilhante. Ele, no entanto, temendo pela salvação, parte, acompanhado pelo amigo Govinda, entretanto "refugiado junto do sábio Buda", ao encontro da paz espiritual. (in, Wook).


Siddhartha é um jovem sedento de conhecimento, embora já tenha aprendido tudo que um jovem da sua idade e condição social tem a aprender. É com Govinda, seu amigo fiel, que o filho do brâmane desabafa sobre os seus anseios e vontade de conhecer o mundo para além da sua casta.
Cansado de já não ter nada de novo para aprender, Siddhartha pede permissão ao pai para abandonar a sua casa e seguir um grupo de ascetas - os samanas. O jovem parte com Govinda numa nova aventura em busca de conhecimento.
Kamala: Que sabes fazer?
Siddhartha: Sei pensar. Sei esperar. Sei jejuar.
A escrita é simples, mas repleta de significado levando-nos a reflectir sobre as nossas vidas, escolhas e acções.
Através da história de Siddhartha, Hermann Hesse retrata o caminho de cada ser humano na procura de felicidade, conhecimento, metas, etc., bem como os obstáculos espalhados pelo caminho que tendem a atrapalhar ou mudar o rumo das nossas decisões.
In the end, cada um aprende com os seus erros e conquistas e antes do ser humano conhecer o mundo, tem de conhecer-se a si próprio.

Uma leitura de poucas páginas, mas absolutamente deliciosa.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP