sábado, 29 de maio de 2010

4 & 1 Quarto

Género: Romance

Título original: 4 & 1 Quarto
Autor: Rita Ferro

Sinopse: 4 & 1 QUARTO conta a história de um casal que, num momento de desejo ou tédio, esquece as convenções para atrair à intimidade um homem e uma mulher. São quatro numa cama, como se fosse natural.
Mas não será sempre natural, o sexo? E mesmo que fosse: brutalizará ele o amor? Aqui, as duas mulheres revivem um segredo da puberdade, os dois homens descobrem-se e atrevem-se, e, embora extraviando-se da identidade e da pertença, jamais se perdem do Amor.

Um romance simultaneamente cru, humano, brutal e perverso, que aborda questões sensíveis como a tentação homossexual, a ambiguidade da amizade entre mulheres, as tensões sociais entre pessoas de diferentes origens e a persistência do contencioso feminino, apesar da evolução dos homens. E não só: insinua que os pecados da carne, com a sua presunção de culpa ou inocência, gozam de menos impunidade do que quaisquer outros. Como se a moral respondesse a quem a desafia, a Natureza não perdoasse a quem a subverte e a sociedade actual, parecendo moderna, permissiva e livre, se conservasse tão inclemente como deuses no paraíso. (in Wook)

Teresa. Nuno. Inácio. Carlota. Nuno é casado com Teresa que é amiga de Carlota. Inácio é frequentador da casa dos primeiros e acaba sendo trazido para a relação íntima deles. Como o título indica, os 4 embarcam numa viagem erótica e sexual que acaba por ter consequências diferentes em cada um dos protagonistas.
- Tens medo de viver sozinha?
- Sim. Não estou preparada. Sei lá. Pode ser isso que disseste!
- As pessoas não existem para preencher outras.
Achei a escrita pretensiosa e exagerada e o enredo não me convenceu. O fim é atabalhoado e, na minha opinião, ao tentar ser surpreendente, acabou por ser simplesmente estranho. Não fiquei com curiosidade de ler outro livro da senhora porque esta não foi uma aposta ganha.
É uma história banal, contada através da recorrência ao erotismo e sexualidade que parece ser o caminho fácil para atrair multidões.
No entanto, houve um ponto positivo, por ser uma coisa que gosto nos livros, que é a história ser contada na perspectiva dos diferentes protagonistas.

Em suma, não gostei do livro e não recomendo-o a ninguém.

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP