terça-feira, 27 de março de 2012

Os Homens que Odeiam as Mulheres

Título original: Män som hatar kvinnor
Género: Romance Criminal
Autor: Stieg Larsson
Ano: 2005

Sinopse: O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerstrom e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar. (in Wook)

Em 1966, a sobrinha de Henrik Varger, Harriet Vanger, desaparece da ilha onde se encontravam todos os membros da família Varger para um habitual encontro familiar. Henrick vive, desde então, convencido que ela foi assassinada por um Varger.
Em 2010, Mikael Blomkvist, um jornalista da revista Millennium, fica em maus lençois depois de ter sido considerado culpado num julgamento por difamação por causa de um artigo cuja fonte recusa em divulgar.
Lisbeth Salander, uma jovem problemática e rebelde, vive sob a alçada do Estado através de um tutor que gere as suas finanças e trabalha como freelancer num escritório de detectives.
Harriet Vanger é o elo de ligação entre Mikael e Lisbeth. Os dois partem numa viagem de descoberta da sua morte, num cenário envolto em mistério, segredos familiares e muitas surpresas.

Bjurman esperou até que ela baixou os olhos, o que interpretou como um gesto de submissão. Então puxou-a para mais perto. Lisbeth abriu os lábios e tomou-o na boca. Ele continuou a agarrá-la pelo pescoço e a puxá-la com força contra si. Ela sentiu que se engasgava durante os 10 minutos que ele demorou a agitar-se e a gemer; quando finalmente Bjurman ejaculou, estava a agarrá-la com tanta força que ela mal conseguia respirar.
Brutal. Emocionante. Cativante. Envolvente. Surpreendente. Estes são apenas alguns adjectivos que podem ser usados para classificar esta história que junta Lisbeth Salander, Mikael Blomkvist e alguns membros da família Vanger.
Personagens interessantes, em especial a Lisbeth, num enredo que não lhes fica atrás. Cenas brutais e arrepiantes contadas de forma cruel e que transportam o leitor para a primeira fila dos acontecimentos. Suspense e emoções q.b. que fazem-nos querer mudar de página e nunca fechar o livro, enquanto não for a última.

Como ponto negativo só tenho a realçar as excessivas descrições sobre o MacBook, com pormenores sobre placas gráficas, polegadas do monitor, a luz do teclado, etc. tendo em conta que não acrescentam nada à história e transmitem a ideia de publicidade grátis à Apple.

Com um personagem como a Lisbeth Salander, não há como não querer ler os outros volumes e ficar a par de todos os seus passos.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP