terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Contos de Amor

Título original:
Género: Romance
Autor: Herman Hesse
Ano:

Sinopse: Este livro é uma colectânea temática que contém as histórias de amor mais conhecidas dos contos e lendas de Hesse, a maior parte delas recordações com fundo autobiográfico da juventude do próprio autor. São aqui retratados, além das provas de força e dos rodeios, também a embriaguez dos primeiros contactos com o outro sexo e as intensas experiências no campo da tensão entre o amor ideal e o amor sensual.
O volume está organizado cronologicamente de modo a tornar reconhecível a evolução da atracção dos pares em diferentes idades. Vai da fascinação idealística da puberdade, passando pela simbiose, susceptível de crises, do casamento até às formas altruístas do abnegado amor do próximo que já não se fixa num parceiro único.
A frescura dos contos, os ambientes retratados, a clareza das situações, a profundidade e o rigor na observação psicológica e a elegância do estilo, tornam esta obra num marco vivo da literatura alemã. (in Wook)

Conjunto de histórias de amor, a maioria sem o tão típico e, muitas vezes esperado, final feliz. Do amor inocente, cheio de inseguranças e dúvidas, ao amor mais carnal, onde não faltam erotismo e envolvimento sexual, a presente obra contém vários "pedaços" da vida, dos amores e das vivências que retratam partes da vida do autor.

Agora sentia de repente um anseio vivo e cada vez com mais frequência de pronunciar o nome da rapariga elegante, de o murmurar baixinho, e de o cantar a meia voz, e tornou-se-me um verdadeiro tormento o acto de não saber o nome dela.
(1907)
Não se pode dizer que sou uma grande fã de livros que sejam compostos por pequenos contos (excepção feita aos contos do Gabriel García Márquez, que são um caso à parte). No entanto, talvez devido ao tema que une todos os contos ou porque é notório o crescimento dos envolvidos e da própria história, foi uma leitura agradável.

Mal comparado, esta obra pode ser considerada como um romance composto por vários capitulos, com os ditos escritos de forma simples, cativante e muito envolvente.
(3/5)

2 Comentário(s):

Daniela 11:13 da tarde, dezembro 06, 2011  

Parece interessante! Já estou sem livros para ler... dos que mais gostei até agora foi: Os olhos amarelos dos crocodilos!

Mary 9:47 da manhã, dezembro 07, 2011  

Daniela, se ainda não leste Siddhartha aproveita e lê que eu gostei bastante.

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP