quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Os Apanhadores de Conchas

Título original: The Shell Seekers
Género: Romance
Autor: Rosamunde Pilcher
Ano: 1987

Sinopse: Penelope Keeling, filha de artista, é uma mulher suficientemente independente e activa para aceitar passivamente a velhice.
Olha para trás e recorda a sua vida: uma infância boémia em Londres e em Cornwall, um casamento desastroso durante a guerra e o homem que ela verdadeiramente amou.
Teve três filhos e aprendeu a aceitar cada um deles com as suas alegrias e desilusões.
Quando descobre que o seu bem mais importante vale uma fortuna - Os Apanhadores de Conchas -, um quadro que o pai lhe deu de presente e pintado por ele próprio, é ela que passa a decidir e determinar se a sua família continuará a ser mesmo uma família ou se se fragmentará definitivamente. (in Wook)

Penelope Keeling, a mulher de quem se fala, deu à luz três filhos de um casamento infeliz: Olivia, Nancy e Noel. Apesar de terem sido criados pela mesma mãe e da mesma maneira, os 3 irmãos não podiam ser mais diferentes: Olivia, uma mulher trabalhadora e independente, tem a personalidade mais parecida com a mãe; Nancy, casada e com dois filhos, vive obcecada pelo dinheiro, por frequentar os melhores lugares ou ter os filhos nos melhores colégios; Noel, boémio, quer curtir a vida e ter dinheiro não atrapalharia os seus planos.
Devido ao recente interesse pelas pinturas do avô, os irmãos percebem que a mãe tem em mãos uma pintura que vale uma fortuna e podia resolver alguns dos seus problemas. Estará Penelope disposta a desfazer-se do presente do pai?

Chegou Setembro, é dela
Cuja vitalidade se reforça no Outono
Cuja natureza prefere árvores sem folhas e um lume na lareira
Concedo-lhe, portanto, este mês e o seguinte
Embora todo o meu ano devesse ser seu, pois já tornou
(...)
Rosamunde Pilcher começa por apresentar-nos a Penelope mãe, avó, viúva, que vive sozinha e trata, maravilhosamente, do seu jardim. Através dos saltos temporais, ficamos a conhecer a vida da Penelope, nos seus bons e maus momentos: os dias da guerra, a morte da mãe, os cuidados com o pai, o casamento sem amor, o nascimento dos filhos, o encontra com o amor, a saúde debilitada, etc.

Através da história de Penelope e do quadro "Os Apanhadores de Conchas", Pilcher cria um enredo estimulante, surpreendente e, um tanto ou quanto, controverso, "obrigando" a protagonista a tomar uma decisão que ela própria sabe que nunca agradará a todos e que desvendará virtudes e defeitos dos demais intervenientes.

A escrita é simples, mas envolvente e os personagens, principalmente a Penelope, deixam as suas marcas. Cada capítulo tem como protagonista um dos personagens e acompanhamos a história de Penelope sempre com a tomada da derradeira decisão no horizonte.
(4/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP