sábado, 14 de maio de 2011

Um Capricho da Natureza

Título original: A Sport of Nature
Género: Romance
Autor: Nadine Gordimer
Ano: 1987

Sinopse: A história de Hillela, improvável heroína dos movimentos de libertação que mudaram o mapa político africano na segunda metade do século XX, tem início da classe média sul-africana e numa rebeldia sem causa que as circunstâncias acabam por enquadrar na luta contra o aparthaid. Afastada da família e empurrada para o exílio, Hillela acabará por forjar uma personalidade fundamental para os movimentos de libertação africanos, num périplo marcado pela tragédia e pela superação pessoal, que a levará a Londres, à Europa de Leste e aos EUA, até o seu regresso a África. (in GoodReads)

Nasce Kim Capran, mas é como Hillela que fica conhecida. Abandonada pela mãe, Hilella cresce na companhia das tias, Pauline e Glória, mas passa a adolescência envolta em problemas devido ao ser temperamento, rebeldia e comportamentos considerados impróprios para a altura.
Pauline é uma fervorosa defensora dos negros e, apesar da jovem ter convivido com os actos activistas da tia, nunca se mostrou interessada com a situação do país ou preocupada com a descriminação a que os negros sul-africanos eram sujeitos.
O seu modo de vida afasta-a da família, leva-a a envolver-se com o ANC (Congresso Nacional Africano) e a fazer parte da história do apartheid.

A nossa cor. Ela não vê a cor que lhe distende a face, lhe fecha os olhos e lhe deixa apenas a boca vincada pelas linhas que a acentuam de um lado e doutro. A nossa cor. Uma categoria que não existe: ela queria inventá-la. Hotentores, mestiços, mulatos, pretos retintos, brancos puros, black is beautiful - mas uma criatura feita de amor, sem rótulo, isso não passa de uma fantasia absurda.
Pegando na vida de Hilella, Gordimer fala da África do Sul, do apartheid, das descriminações, dos sofrimentos dos negros e dos seus defensores, das fugas à procura de melhores condições, das lutas e da clandestinidade para poder continuar a lutar por um sonho, da procura e encontro do amor, da amizade incondicional, dos sonhos tornado realidade e de heróis improváveis.

Parece ser um livro biográfico, embora muitos dos factos sejam apresentados envoltos em pressupostos e testemunhos de terceiros, levando a calcular alguns dos passos e rotas de Hilella.
Os amores e relacionamentos de Hilella conferem ao livro uma forte vertente erótica, mas Gordimer teve o mérito de descrevê-los de forma sensual e sem vulgaridades.

A leitura foi muito dificultada pelo tamanho de letra (mesmo muito pequeno para o que estou habituada e que considero normal) e pelo péssimo espaçamento das linhas.
(3/5)

0 Comentário(s):

  © Blogger template 'Morning Drink' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP